PANDEMIA

Prefeitura de Indiaporã vai entregar 8 mil máscaras reutilizáveis

Prefeitura de Indiaporã vai entregar 8 mil máscaras reutilizáveis

A entrega começou atendendo aos que compõem o grupo de risco

A entrega começou atendendo aos que compõem o grupo de risco

Publicada há 3 anos

Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Indiaporã

Desde o começo de abril, a Prefeitura de Indiaporã em parceria com as secretarias, adotaram novas medidas para incentivar o uso de máscara pela população. Sabendo que o município permanece isento a casos do novo coronavírus essa medidas vieram pra atender as orientações do governo e da OMS e reforçam o cuidado para que assim continue.

Pensando nas mais diversas dificuldades encontradas pelos munícipes na adesão do item e visando auxiliar a população na prevenção ao Covid-19, a prefeita Elaine Rocha juntamente com representantes de outros departamentos, discutiram ideias de como atender essa necessidade e agilizar a distribuição das máscaras laváveis aos munícipes. A princípio modesta, essa ação se tornou uma mobilização muito grande por parte de voluntários. Produzidas com tecido 100% algodão, cerca de 4 mil máscaras estão sendo confeccionadas por voluntários e alcançou uma grande parte de munícipes e funcionários. De acordo com a prefeita, foram compradas uma quantidade de 4 mil máscaras e estão sendo confeccionadas outras 4 mil para que cada munícipe receba 2 mascaras, facilitando o uso no dia a dia, quando necessário, assim se torna possível utilizar uma enquanto a outra está sendo higienizada.

A entrega começou, atendendo aos que compõem o grupo de risco e sucessivamente atenderá a toda a população.

As agentes de saúde iniciaram o trabalho de entrega das máscaras, orientação sobre a maneira correta de utilização, higienização e benefícios oferecidos pelo uso das máscaras no dia 30 de abril; a princípio, visitando os que compõe o grupo de risco. A previsão é que até a primeira semana de maio todos tenham recebido mascaras no município.

“Achei ótima a iniciativa da prefeitura para proteger o povo de Indiaporã. Muitas pessoas não têm condições de comprar máscaras, e receber não apenas uma, mas duas é algo muito bom!” – disse uma das moradoras, ao ser abordada e receber sua máscara.

A secretária de Saúde explica a importância do uso das máscaras nesse momento. – Quem tem a necessidade de sair de casa deve usar a máscara para evitar o contágio do coronavírus. Ele é um vírus respiratório e, por isso, existe a necessidade desta proteção. Quando as duas pessoas estão utilizando máscara, tanto a infectada quanto a não infectada, a chance da contaminação é de apenas 1,5% – explica, que também fez questão de alertar sobre a necessidade da higienização correta.

– Após a utilização, a pessoa deve seguir o passo a passo contido no pacote com as devidas orientações de higienização para a reutilização da máscara de tecido –orienta.

Além das máscaras, a prefeitura está atenta às famílias que já passavam por limitações financeira, e agora com trabalho reduzido e filhos em casa aumentam as dificuldades. Já foi feita uma triagem e destinação de cestas básicas além de kits de higiene - “Pedimos tranquilidade para a população, as pessoas que tiverem necessidades continuarão sendo assistidas. Na medida que a necessidade de atenção e auxilio surgem, as meninas da assistência social e CRAS tem prestado atendimento.”, a prefeita ainda ressalta – “todas as medidas adotadas no município precisam da colaboração de todos os munícipes. O combate ao Corona não depende só dessas ações... depende principalmente da aceitação e cumprimento das medidas, para que os resultados sejam realmente efetivos. A recomendação é que os munícipes permaneçam em casa e só saiam em caso de necessidade; quando saírem utilizem máscaras e lavem bem as mãos, se possível álcool gel.”

últimas