SOLIDARIEDADE

Professor devolve carro ganho em rifa para ajudar família que fez sorteio

Professor devolve carro ganho em rifa para ajudar família que fez sorteio

O gesto de solidariedade de Airton Neri Rama surpreendeu os moradores da cidade

O gesto de solidariedade de Airton Neri Rama surpreendeu os moradores da cidade

Publicada há 3 anos

Foto: Airton Rama/Arquivo pessoal 

Da Redação

Logo após descobrir que havia ganhado um carro graças à uma rifa, um professor de educação física de Marmeleiro (PR) devolveu o veículo para ajudar a família que organizou o prêmio. 

O gesto de solidariedade de Airton Neri Rama surpreendeu os moradores da cidade.

A rifa foi organizada pelo casal Claci da Rosa Gomes e Antônio Lessir visando arrecadar dinheiro para fazer os exames médicos dos filhos Renan Gabriel, 6 anos, e Natan Renan, 15 anos, que têm deficiência física e mental.

“Eu não tenho palavras para agradecer, foi muito emocionante e a gente não esperava. O carro era dele, mas como uma pessoa humilde e humana ele nos devolveu. Ainda temos anjos na terra, que estão aqui para nos ajudar”, revelou a mãe.

Ao entregar as chaves, o professor disse à família que havia feito uma promessa de devolver o carro rifado caso ele fosse sorteado.

“Acho que fiz um ato simples e vejo que esse ato está comovendo muitas pessoas que estão ajudando essa família que tanto necessita”, disse Airton.

De acordo com Claci, a pandemia de Covid-19 prejudicou bastante as vendas das rifas. Apesar disso, ela não reclamou, enxergando no momento uma oportunidade de adquirir esperança.

“Foi em meio a uma pandemia, de muitas batalhas e dificuldades, que tivemos essa lição. Temos que ter amor pelo próximo, pois nenhum dinheiro compra felicidade e amor. Sempre que a gente puder ajudar o outro, a gente deve ajudar de bom coração.”

Rifa foi única opção

Os pais de Renan e Natan contam que os exames médicos irão diagnosticar – ou descartar – as possíveis doenças que os filhos têm e dar início ao tratamento adequado para os dois.

Os exames foram solicitados há quatro anos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mas até hoje eles não foram convocados. Como não podem esperar mais, eles farão por uma clínica particular graças ao dinheiro da rifa.

Não foi nada barato: os dois exames de diagnóstico custam R$ 12 mil. A rifa do Voyage, de 1994, garantiu a eles cerca de R$ 8 mil.

“Era o nosso meio de transporte, para o meu marido trabalhar e levar as crianças para a Apae, mas era mais importante fazer o exame, porque a prioridade são as crianças, então decidimos rifar”, contou Claci.

Ela e o marido tentaram vender o carro, mas não encontraram qualquer oferta de pagamento à vista. Foram quatro meses de vendas (janeiro a maio) via redes sociais da família, além de andanças pela cidade. O sorteio foi realizado no dia 30 de abril.

“A gente vê muitas famílias e muitas crianças necessitadas, então quando Deus dá essa oportunidade, da gente fazer alguma coisa a mais, a gente faz”, disse o professor.

últimas