CORONAVÍRUS

Após usar redes sociais para acusar hospital de alterar laudo da mãe, homem pede desculpas

Após usar redes sociais para acusar hospital de alterar laudo da mãe, homem pede desculpas

Morador de Rio Preto usou as redes sociais para acusar o Hospital Beneficência Portuguesa de alterar o laudo com as causas da morte da mãe para Covid-19

Morador de Rio Preto usou as redes sociais para acusar o Hospital Beneficência Portuguesa de alterar o laudo com as causas da morte da mãe para Covid-19

Publicada há 3 anos

Da Redação

O morador de Rio Preto que acusou o Hospital Beneficência Portuguesa de apontar Covid-19 como a causa da morte da mãe dele, morta na última sexta-feira, 8, após a batalha contra um câncer, usou as redes sociais para pedir desculpas por espalhar a notícia falsa contra a unidade.

A instituição publicou o vídeo na página do Facebook. Na última quarta-feira, 13, outro vídeo gravado pelo homem, que se apresenta como Rodrigo, começou a circular nas redes sociais e no WhatsApp. Na filmagem ele conta que a mãe estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital e morreu na sexta, dia 8. No entanto, ele acusou a unidade de alterar a causas da morte para Covid-19.

"Falaram para o meu irmão que o corpo dela estava em um saco preto e que ela seria enterrada como Covid-19, que a morte dela foi por Covid-19 e o caixão seria lacrado”, disse. O homem ainda contou que o corpo da mãe dele foi enterrado no sábado, 9, no cemitério Jardim da Paz. "Ela foi enterrada sem o caixão lacrado e com muita gente no velório, todos de máscara”, contou.

Por fim, o homem ainda questionou se o hospital estaria seguindo recomendações do governo do Estado.

"O coronavírus está matando muita gente, temos que tomar cuidado. Só o que eu não entendo, eu escutava falar na televisão que hospitais queriam mudar o laudo. Quando a gente passa na família da gente, a gente vê que é verdade. Queriam mudar o laudo como se ela estivesse com Covid-19, sendo que morreu com câncer. Será que é ordem do governo do Estado?”.

Por meio de nota, o Hospital Beneficência Portuguesa informou que entrou em contato com o filho da paciente e esclareceu a situação. Confira na íntegra:

"O Hospital Beneficência Portuguesa por meio de nota oficial informa que ficou esclarecida como equivocada a situação envolvendo o filho de uma paciente que veio a público por meio do Facebook e WhatsApp acusar a instituição de manipular o atestado de óbito, com a causa morte Covid-19.Compartilhamos a retratação do sr. Rodrigo, encaminhado à diretoria da instituição na tarde de ontem”.

Em outro vídeo, o homem se retrata e pede desculpas. "Eu errei, quando a gente está alucinado porque perdeu uma mãe a gente recebe muita informação e não sabe quem falou. Realmente o hospital Beneficência Portuguesa agiu de maneira certa e eu errei sim, todo mundo erra. Eu conversei com a diretora e ela, em um gesto muito lindo, disse: ‘Eu te perdoo, você agiu na emoção e não na razão”. Para ver o vídeo clique aqui.

Ele também publicou o pedido de desculpas em sua página no Facebook.

Outros casos

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, o Hospital de Base também tem sido alvo de ataques de fake news. A última delas, segundo a assessoria de imprensa, foi registrada há duas semanas. Uma moradora do bairro São Marcos, em Rio Preto, ligou na instituição informando que duas pessoas foram até a casa dela e pediram dinheiro usando o nome do HB.

A mulher foi orientada a comunicar o fato à Polícia Militar. O Hospital de Base também compartilhou um comunicado nas redes sociais alertando que não faz contato telefônico e nem pede dinheiro para medicamentos ou procedimentos.

Procuradas pela reportagem, as instituições Unimed e Austa não informaram sobre casos de fake news envolvendo os hospitais.


Fonte: DLNews 

últimas