ESTIMATIVAS

Estado prevê 9 mil casos na região; 691 em Fernandópolis; 4,6 mil em RP; 491 em Jales e 954 em Votuporanga

Estado prevê 9 mil casos na região; 691 em Fernandópolis; 4,6 mil em RP; 491 em Jales e 954 em Votuporanga

Saúde afirma que situação mais complicada é a de Fernandópolis; projeções foram apresentadas aos prefeitos

Saúde afirma que situação mais complicada é a de Fernandópolis; projeções foram apresentadas aos prefeitos

Publicada há 3 anos


Da Coluna Entrelinhas

A Secretaria Estadual de Saúde, através de sua Diretoria Regional, apresentou suas estimativas de propagação e infecções pelo coronavírus na nossa região.

A projeção foi dirigida aos prefeitos, às portas fechadas, na última quarta-feira, 13, pela diretora regional estadual de saúde, Silvia Elisabeth Forti Storti, que também mostrou um programa de contingenciamento de pacientes entre os diversos hospitais para atender aos pacientes das cidades pequenas e, sobretudo, os que precisarem de internação intensiva.

A diretoria Silvia Elisabeth Forti Storti, encarregada pela apresentação dos dados. Foto: Reprodução Facebook

Pela estimativa estadual, Rio Preto será o epicentro da contaminação e deve atingir 4.607 casos positivos; Catanduva terá 1.219; Votuporanga 954; Mirassol 598; Olímpia 548 e Jales 491, que, somados aos 691 projetados para Fernandópolis, perfaz um total de 9.108 pacientes infectados com a Covid-19.

Ressalte-se que tais números referem-se às cidades sedes de microrregião e também aos demais municípios que as compõem.

SITUAÇÃO CRÍTICA EM FERNANDÓPOLIS

Prevendo remanejamentos entre pacientes nos municípios que possuem hospitais com leitos de UTI´s, a diretora afirmou que dentre todas as unidades hospitalares de maior porte na região, a que inspira maiores cuidados é justamente a de Fernandópolis porque a Santa Casa local está sob intervenção. "Vão precisar do Hospital de Base (de Rio Preto)", cita Silvia. 

Em Rio Preto, onde os hospitais de Base e a Santa Casa são referência para o tratamento (e ainda tem o João Paulo também adaptado), caso haja agravamento da situação com falta de leitos de UTI, os pacientes deverão ser serão encaminhados para Ibirá e Tanabi. Em Votuporanga, onde a Santa Casa, em havendo necessidade, atenderá somente casos de Covid-19, os "excedentes" serão transferidos para Cardoso, Nhandeara, Macaubal e Riolândia.  



últimas