ECONOMIA

Movimento do Comércio cai 26,6% em abril, diz Boa Vista

Movimento do Comércio cai 26,6% em abril, diz Boa Vista

Em 12 meses o indicador já registra queda de 1,3%

Em 12 meses o indicador já registra queda de 1,3%

Publicada há 3 anos

Da Redação

O Indicador Movimento do Comércio, que acompanha o desempenho das vendas no varejo em todo o Brasil, cedeu 26,6% em abril na comparação mensal dessazonalizada, de acordo com dados apurados pela Boa Vista. Na avaliação acumulada em 12 meses, o indicador apresenta retração de 1,3%. No acumulado do ano o indicador recuou 6,4% contra o mesmo período do ano passado. Já em relação ao mesmo mês de 2019, o varejo apontou queda de 26,3%.

Após iniciar o ano com alta, em abril o indicador registrou a terceira queda mensal consecutiva e passou para o campo negativo na análise em 12 meses. Reflexo de um mercado de trabalho bastante fragilizado e com fraco crescimento da renda, fatores que estão sendo duramente impactados pelos efeitos das restrições pela pandemia da COVID-19.

Ademais, dadas as adversidades provocadas pela chegada do novo vírus e pelas medidas de isolamento social, pode-se esperar uma piora no emprego e no nível de consumo em 2020. Cenário que aponta para queda da atividade econômica e do movimento do comércio nos próximos meses.

Setores
Na análise mensal, o segmento de "Móveis e Eletrodomésticos" apresentou queda de 83,3% em abril após já ter registrado baixa de 13,5% no mês anterior, descontados os efeitos sazonais.

Já nos dados sem ajuste sazonal, o segmento passou de vez para o campo negativo e recuou 7,9% no acumulado 12 meses.

A atividade de "Supermercados, Alimentos e Bebidas" foi a única que evitou perdas, registrando variação de 0,1% no mês na série dessazonalizada. Na série sem ajuste, a variação acumulada em 12 meses foi de 1,6% em relação ao ano anterior.

Já a categoria de "Tecidos, Vestuários e Calçados" recuou 2,9% no mês, expurgados os efeitos sazonais. Nos dados acumulados dos últimos 12 meses houve alta de 7%.

Por fim, o segmento de "Combustíveis e Lubrificantes" apresentou retração de 18,2% em abril considerando dados dessazonalizados, enquanto, na série sem ajuste, a variação acumulada foi de queda de 2,5%.

Abaixo a tabela contemplando os valores mencionados.


Fonte: Boavista

últimas