PANDEMIA

Fernandópolis tem nota 4 para o sistema de saúde e 2 na evolução da pandemia

Fernandópolis tem nota 4 para o sistema de saúde e 2 na evolução da pandemia

Números, isolados da região, deixam a cidade numa posição limite entre avançar ou não na flexibilização do comércio

Números, isolados da região, deixam a cidade numa posição limite entre avançar ou não na flexibilização do comércio

Publicada há 3 anos

Mapa com as regiões do estado de acordo com nível da epidemia

Gustavo Jesus

O Decreto publicado pelo governador João Doria (PSDB) na sexta-feira, 29, que aplica a quarentena heterogênea no estado trouxe, em anexo, a fórmula usada pelo governo para enquadrar cada região em sua fase de retomada no Plano SP.

Como já foi amplamente divulgado, Fernandópolis, por fazer parte da Diretoria Regional de Saúde de São José do Rio Preto, ficou inserida na Fase 2 no plano de flexibilização. Prefeitos de toda a região reclamaram da classificação, comparando os números com a capital, que ficou na mesma faixa de retomada das atividades econômicas.

Aplicando a fórmula utilizada para se chegar à fase de cada região especificamente no caso de Fernandópolis, o município está inserido corretamente na área laranja do mapa de flexibilização.

O cálculo matemático leva em consideração dois indicadores.  A Capacidade do Sistema de Saúde e a Evolução da Epidemia.

A Capacidade do Sistema de Saúde é o resultado de uma equação matemática que envolve o número de casos de coronavírus, entre suspeitos e confirmados, internados em UTI, a quantidade de leitos e a população local.

Neste índice, Fernandópolis teria, nesta segunda-feira, 1º, nota 4, o que possibilitaria, de acordo com os critérios do Comitê do Coronavírus do Governo de SP, a abertura total das atividades.

Apesar da excelente nota aferida para a capacidade do sistema de saúde, critério Evolução da Epidemia não permitiria, em tese, o avanço para a Fase 3.

Neste indicador é levado em consideração, a quantidade de novos casos da doença, hospitalização destes pacientes nos últimos dias e a taxa de óbitos. Na soma dos critérios Fernandópolis tem nota 2.

A classificação final da área corresponde à menor nota atribuída a um dos critérios, arredondada para baixo até o número inteiro mais próximo.

Pela fórmula aplicada pelo governo estadual, Fernandópolis atende, isoladamente, os requisitos para fazer parte da Fase 2 da “quarentena inteligente”.

O fator positivo dos números verificados no município nesta segunda-feira, é que de acordo com o próprio Decreto, “o agravamento das condições epidemiológicas não implica, necessariamente, a passagem de uma fase mais branda para outra mais rigorosa, pois a capacidade hospitalar poderá estar apta a absorver o impacto”.

Ou seja, a Secretaria Estadual de Saúde poderia avaliar que a Capacidade do Sistema de Saúde é suficiente para atender a demanda de novos casos e avançar o município para a Fase 3 do Plano SP.

Mesmo com a classificação regional, os dados municipais são importantes para que o poder Executivo local possa avançar na flexibilização na hora de editar os Decretos locais, que regulamentam a prática das atividades comerciais.

As regiões serão avaliadas periodicamente de acordo com os indicadores de saúde, verificando se cumprem os critérios para avançarem a uma fase de maior relaxamento a cada 14 dias ou voltar para uma fase mais restrita a cada 7 dias (ou imediatamente, caso haja evidência da piora da situação).

Fernandópolis está enquadrada na Fase 2 atualmente

últimas