ENTRELINHAS

Eleições 2020! Por pandemia, ao menos 3 prefeitos da região devem desistir da reeleição

Eleições 2020! Por pandemia, ao menos 3 prefeitos da região devem desistir da reeleição

Outros cinco que antes eram certos reavaliam a decisão

Outros cinco que antes eram certos reavaliam a decisão

Publicada há 3 anos

“Pessoas elevadas falam de ideias; pessoas medianas falam de fatos; pessoas vulgares falam de pessoas”. Leandro Karnal - (1963-) historiador, professor e filósofo brasileiro, especializado em História da América.


Eleições 2020! Por pandemia, ao menos 3 prefeitos da região devem desistir da reeleição

O s reflexos da maior pandemia da história moderna deve trazer outras consequências além das inicialmente projetadas e concentradas nos aspectos sanitários, econômicos e empregatícios. Em pesquisa realizada com dezenas de prefeitos da região no decorrer desta semana, sob a condição de anonimato, confirmou-se o que já suspeitávamos: ao menos três, de um total de 16 dialogados, ratificaram que, embora podendo legalmente, não irão disputar a reeleição, seja ela em outubro ou em dezembro. Outros cinco, que outrora se classificavam como “certos e fortes na busca pela reeleição”, confidenciaram, cada qual a sua maneira, que reestudam os projetos e podem adotar decisão similar aos dissidentes. Os demais, entre reticências e ponderações, ainda devem voltar às urnas e tentar manterem-se nos  epicentros dos poderes municipais por mais quatro anos.


Falta de dinheiro e projeções tenebrosas assombram todos gestores regionais

E o índice de desistentes pode - e deve - aumentar com o decorrer dos dias, o agravamento no número de infectados (e inevitavelmente de mortes) e o fim dos subsídios federais que atualmente ajudam na recomposição dos cofres municipais. Não será surpresa se atingir metade dos confidentes. O que motiva-nos a tal projeção é a penumbra que se abateu nos ânimos deles. Quinze, vinte dias atrás, embora afetados, a maioria ainda nutria expectativas de abrandamento da situação pandêmica e financeira; agora não escondem que seus departamentos contábeis e financeiros ratificaram projeções tenebrosas que, em médio prazo,  faltarão recursos para ações corriqueiras, até para a reta quitação dos salários do funcionalismo. Ou seja, ser prefeito(a) em 2021 pode se tornar uma enorme furada e tarefa reservada apenas àqueles que tenham vocação natural para os cargos e assumam sacrifícios incomensuráveis.


Doria salvou os votuporanguenses, mas deixou os jalesenses para traz

Há que se enaltecer o imediatismo do governo estadual em responder à premente demanda hospitalar de nossos vizinhos votuporanguenses (e mais 17 municípios da região vinculados, na questão do Covid-19, àquela Santa Casa), aumentando em 80% a capacidade de rede de UTI apenas um dia após o esgotamento das 10 unidades inicialmente reservadas para tal tratamento. Foi um exemplo, ao menos nas palavras pronunciadas pelo secretário Marcos Vinholi e também será um exemplo prático se instaladas as unidades extras num prazo temporal exíguo. Agora restou, a nível regional, uma indagação aguda e que merece maiores considerações: por que a mesma velocidade demonstrada para com os votuporanguenses não ocorreu com os jalesenses (e os cidadãos de mais 10 municípios atendidos por esta Santa Casa) que, dois dias antes, tiveram idêntico problema, com o esgotamento das unidades de UTI?


"Precisamos de mais agilidade, as empresas estão fechando, o desemprego aumentando”.Do deputado federal sobre projeto de lei por ele apresentando que busca eliminar as barreiras que impedem que os recursos financeiros federais destinados ao combate dos efeitos provocados pela Covid-19 cheguem na ponta, para financiar o crédito das micro, pequenas e médias empresas nacionais. Até agora as medidas de auxílio não chegaram às pequenos, micros e médios empreendedores.


Besta ou bestial? Ser ou não ser, eis a questão. Os índices respondemHá exatas três semanas, quando da reabertura comercial motivada pelos Dias das Mães, indagamos que o prefeito votuporanguense João Dado (na foto de arquivo da Câmara dos Deputados) seria, segundo palavras de um dos vereadores do Parlamento Municipal de lá, besta ou bestial? Pois, transcorridos o período incubatório do vírus, os índices respondem: o número de casos positivos saltou de 20 (naquela oportunidade) para 88 (na quinta) e com o agravante registro de seis óbitos. E ele quer jogar a culpa nos prefeitos da sua região, acusando de atos liberatórios atemporais.


Aumento de 320% no salário dos vereadoresO atual presidente da Câmara Municipal de Pereira Barreto, vereador José Aparecido. Foto: Câmara Municipal

Chega a ser inacreditável! Mas a Justiça estadual teve que entrar em ação para barrar um aumento de 320% para os vereadores da próxima legislatura aprovado pela Câmara Municipal de Pereira Barreto (na foto o presidente José Aparecido da Silva). Eles queriam passar as remunerações de R$ 1,5 mil para R$ 4,8 mil. A suspensão foi através de medida liminar e ainda não há informações se o Legislativo irá recorrer da decisão.


Duas posições diametralmente opostas vão se solidificando na região. De um lado as associações representativas de comerciantes, empresários e similares e, no outro polo, autoridades municipais sanitárias e membros da Justiça. Os primeiros rogando mais concessões além das já permitidas pela flexibilização implantada pelos governos estadual e municipais desde segunda-feira, 01, sobretudo na questão de horários; na outra ponta, sanitaristas e epidemiologistas preocupados com a ascensão dos números na região, e membros do Ministério Público e da Justiça Estadual posicionando-se com relativo consenso contra a extensão de horários. Por aqui um exemplo real. Enquanto que em Rio Preto a Justiça vetou a abertura por seis horas (ao invés das quatro) e a dilatação da taxa de ocupação dos estabelecimentos de 20% para 30%, em Fernandópolis a Associação Comercial e Industrial-ACIF anunciou que neste sábado as empresas funcionarão em horário estendido, das 08h00 às 16h00. Pelo visto o sofrimento por que passam os votuporanguenses, fruto da precipitada liberação comercial no Dia das Mães, não encontrou a devida e merecida ressonância. Só rememorando dados oficiais apontam para queda de até 70% no faturamento das lojas situadas em shoppings e de 52% nas demais micro e pequenas empresas. Será que, neste cenário, lutar para estender o horário é o melhor? Não seria mais adequado as associações brigarem por linhas de créditos acessíveis aos pequenos?


Os “Antifascistas” são “terroristas”, "maconheiros" e "desocupados"Presidente imputou diversos adjetivos aos Antifas. Foto: Arquivo/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) classificou ontem, 05, os participantes do movimento Antifascistas de “terroristas”, “maconheiros” e “desocupados” que “querem quebrar o Brasil”. Para ele, os movimentos que o apoiam são “os que lutam por democracia”. Bolsonaro pregou que seus apoiadores não vão às ruas amanhã e que o grupo contrário seja tratado com os rigores da lei pelas Polícias.


Mais um feriadão prolongado chegando. Corpus Christis cai na quinta e sexta será facultativoPrefeito durante entrevista coletiva sobre o coronavírus. Foto: Divulgação/Prefeitura de SJ Rio Preto

Para quem gosta de feriados, 2020 prometia. E muito! A programação mostrava nove feriados nacionais e seis prolongados. Isso afora Carnaval e o da próxima semana (Corpus Christis) que não entraram nessa conta e nem os estaduais e municipais. Em alguns municípios da região, somado com a data de aniversário e também do padroeiro (que costuma ser decretado ponto facultativo), o número de folgas extras chegava a 20. E o da próxima quinta-feira, 11, já começou a provocar a expedição de decretos transformando a sexta-feira, 12, em ponto facultativo. Edinho Araújo, prefeito de São José do Rio Preto, foi o primeiro e por lá, simetricamente ao que deve ocorrer em toda a região, os trabalhadores - exceto os de serviços essenciais - fecharão as portas na quarta, pós-expediente, e somente voltarão na segunda-feira, 15.


Médicos recomendam adiamento das eleições ao TSELuís Roberto Barroso deve apresentar parecer ao Congresso Nacional. Foto: Divulgação STF

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral-TSE Luís Roberto Barroso afirmou que está se reunindo com médicos infectologistas, sanitaristas e epidemiologistas para discutir sobre as Eleições Municipais deste ano. Embora a decisão final seja dos congressistas, Barroso quer formular uma opinião científica sobre o tema e disse que é quase consensual o adiamento, em algumas semanas, do pleito.


Osmair, do Mercadão dos Tratores pegou Covid e faz alertaGuareschi com o então prefeito Valdomiro Lopes. Foto: Arquivo/Diário da Região

O empresário Osmair Guareschi, dono do Mercadão dos Tratores, que inclusive tem unidade em Fernandópolis e reside em Rio Preto, testou positivo para a Covid-19. Além dele, toda sua família contraiu o vírus. Já recuperado e após isolamento, Guareschi recomendou a todos que “se cuidem” e lembrou que “esse vírus é perigosíssimo”. Ele deve retornar aos negócios nesta próxima semana.



últimas