DÚCTIL

PF cumpre mandado na região em operação contra fraudes na pandemia

PF cumpre mandado na região em operação contra fraudes na pandemia

Investigação apura esquemas de fraude na compra emergencial de materiais e insumos médico-hospitalares

Investigação apura esquemas de fraude na compra emergencial de materiais e insumos médico-hospitalares

Publicada há 3 anos

Da Redação 

A Polícia Federal cumpriu nesta quarta-feira, 10, um mandado de busca e apreensão em Tabapuã, como parte da Operação Dúctil, que investiga, em todo país, suposto esquema de fraudes de R$ 21 milhões na aquisição emergencial de materiais e insumos médico-hospitalares durante a pandemia do coronavírus. O nome da pessoa investigada não foi divulgado pela PF.

Em toda a operação, foram cumpridos dois mandados de prisão temporária e 15 de busca e apreensão, todos expedidos pela 3ª Vara da Justiça Federal de Rondônia, durante ação feita em conjunto com Controladoria-Geral da União e o Ministério Público Federal

Os mandados também foram cumpridos em Porto Velho (RO), São Miguel do Guaporé (RO), Rolim de Moura (RO), Manaus (AM), Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul todas no estado de São Paulo. 

Durante as investigações, foram apurados indícios de apresentação de atestados de capacidade técnica falsos e a possível atuação de empresários em conluio com agentes públicos da Secretaria Estadual de Saúde.

Com base na análise dos processos licitatórios, a CGU constatou ainda indícios de irregularidades nos procedimentos de homologação das propostas, ausência de representatividade legal de suposto representante comercial, bem como o pagamento adiantado de cerca de R$ 3 milhões à empresa sem apresentação de garantias suficientes para cobrir os riscos relacionados à entrega dos produtos.

A Operação Dúctil foi deflagrada simultaneamente com a Operação Assepsia, conduzida pela Superintendência da Polícia Federal no Acre, em conjunto com a CGU, que também investiga fraudes relacionadas às compras emergenciais da Covid-19, praticadas por empresa envolvida nas licitações em Rondônia.

As duas pessoas presas durante a operação desta quarta-feira serão encaminhados a presídios estaduais, onde permanecerão à disposição da Justiça. Elas vão e responder pelos crimes de fraude a licitações, falsidade ideológica, associação criminosa e lavagem de dinheiro.


últimas