ESTATÍSTICAS

Fernandópolis lidera ranking regional de Covid-19 com 48 municípios do noroeste paulista

Fernandópolis lidera ranking regional de Covid-19 com 48 municípios do noroeste paulista

Por outro lado, Votuporanga e Vidigal registram os maiores índices de vítimas fatais

Por outro lado, Votuporanga e Vidigal registram os maiores índices de vítimas fatais

Publicada há 3 anos


Fernandópolis lidera ranking regional de Covid-19 com 48 municípios do noroeste paulista

Triste e indesejada constatação, mas, infelizmente, a realidade dos números é incontestável e necessária se faz a divulgação, tanto para que autoridades públicas tomem iniciativas diversas das já implantadas (e que os dados se mostram insuficientes ou errôneas) e também para que a população se conscientize dos riscos inerentes à desobediência civil de regras básicas e fáceis de se cumprir.

Pois um levantamento realizado pela Rádio CBN Grandes Lagos de Santa Fé do Sul (muito bem feito por sinal) mostra que Fernandópolis lidera o ranking regional de infestação do coronavírus. Foi pesquisado um total de 48 municípios na área de atuação da emissora radiofônica (com dados do dia 16/06/2020) e a cidade tem 250 positivos confirmados, seguida de Votuporanga com 214 e de Jales com 94. Santa Fé do Sul, outra de maior aporte populacional, registrou apenas 30 casos.

A surpresa - nem tanto - está no quarto posto: Estrela D´Oeste que registra 50 confirmações e, além de liderar o rol dentre os municípios de menor porte, ainda supera outros com maior contingente populacional, influenciado diretamente pela existência de um frigorífico de grande porte na cidade (confira aqui)

Os números impressionam. Já são 1.060 casos positivos nessas 48 cidades.


Mas Votuporanga e Gastão Vidigal encabeçam, disparados, em número de vítimas fatais com nove mortes

Outro dado importantíssimo extraído do levantamento é o comparativo entre os índices de vítimas fatais da pandemia. Votuporanga, com seus 94,5 mil habitantes, tem nove mortes registradas, empatando na liderança com, pasmem, Gastão Vidigal, que tem população de 4 mil habitantes. 

Após vem Urânia, com 8,8 mil moradores e cinco óbitos, seguida de Fernandópolis e Estrela D´Oeste com três vítimas fatais.

Jales e Santa Fé do Sul, outras de maior porte na região, registram 01 e nenhum óbito, respectivamente.

A taxa de letalidade por aqui fica em 4%, sendo que há registro de falecimentos em 15 municípios, com um total de 43 mortes. 


Mas também há boas notícias: já são 542 curados com taxa de recuperação de 51,1%

Porém, em meio a tantos dados e informações que não desejávamos termos que divulgar, outros há que merecem destaque.

O principal deles é que nesses 48 municípios já totalizam 542 infectados pelo coronavírus que estão recuperados (parabéns às instituições de saúde), o que perfaz um índice de 51,1%, o qual deve subir conforme os pacientes vençam a Covid-19.

Como os dois principais afetados, até agora, pela pandemia, Votuporanga e Fernandópolis também lideram esse outro ranking, com a "Cidade das Brisas Suaves" tendo 124 curados e a "Das Águas Quentes" com 93 curados. 

Jales vem na sequência com 52, Santa Fé com 30 e General Salgado com 22.

Outra boa nova é que 12 cidades da região ainda não tiveram um único caso positivo: Marinópolis, Mesópolis, Nova Canaã Paulista, Parisi, Pontes Gestal, Riolândia, Rubinéia, Santa Albertina, Santa Clara D'Oeste, Santa Rita D'Oeste, Suzanápolis e Vitória Brasil.

Confira o ranking completo: clique aqui.


E o deputado Pinato rasgou o verbo: os erros crassos de Bolsonaro

Ao que parece publicamente, o deputado federal Fausto Pinato-PP (foto) não está acompanhando a movimento de seu partido - Progressistas -  nem da ala denominada "Centrão", que já declarou apoio ao governo federal e está cada vez mais próximo de Bolsonaro.

Após apresentar, pontualmente, diversas críticas esparsas ao presidente em entrevistas, artigos e declarações, Pinato divulgou um artigo "Erros crassos da presidência" onde aponta o que, na sua avaliação, são desacertos graves. Dentre eles estão emparedar os poderes Judiciário e Legislativo; o Gabinete do Ódio; a interferência nos trabalhos da Polícia Federal, dentre outros. 

Enigmaticamente, ele encerra o texto com a frase: Deus, tenhas piedade do Brasil e do povo brasileiro. 


Promotoria Federal e Provedoria da Santa Casa no encalço do prefeito Barão Lopes

Situação, no mínimo, desconfortável em que se meteu o prefeito estrelense Barão Lopes.

Com casos disparados no município, ele assiste o Ministério Público Federal-MPF de Jales exigir uma série de atuações por parte da administração municipal, inclusive em relação a medidas preventivas e fiscalizatórias na unidade frigorífica local, inclusive com possibilidade de interdição e, ainda, iniciou-se em Fernandópolis um movimento que prega a cobrança de sua Prefeitura nos repasses para a Santa Casa.

Detalhe: segundo reportagem divulgada pelo site Região Noroeste, até agora, a entidade não recebeu um único centavo da Prefeitura de Estrela D´Oeste para uso no combate ao Covid-19, embora o município já tenha abocanhado, de verbas federais e estaduais, R$ 843.597,33.

Há. Tem mais! Os leitos da Irmandade fernandopolense estão quase que saturados, devido, em grande parte, pelo aporte de pacientes vindos de Estrela D´Oeste.

Uma vergonha! E também uma pena! Afinal o prefeito Barão Lopes vinha numa crescente política, com aprovação administrativa de 58%, conforme pesquisa quantitativa divulgada pelo "O Extra.net" em 21 de dezembro passado.


- A volta dos que já foram! - O governador João Doria confirmou na quarta-feira, 17, que os times de futebol da Série A1 do Campeonato Paulista poderão voltar a treinar a partir do dia 1º, com restrições e obrigações de testagens rápidas, limitação de pessoas nos treinamentos, sem torcida, uso de máscaras pelas comissões técnicas e medição de temperaturas. Outros esportes serão objeto de deliberação na sexta-feira, 19.

- Maia quer eleições em 15 de Novembro. - O presidente da Câmara dos Deputados definiu suas datas favoritas para o pleito municipalista deste ano. Na sua opinião, o Primeiro Turno passa de 4 de Outubro para 15 de Novembro e o Segundo Turno para 6 de Dezembro. Uma proposta deve começar a tramitar no Congresso Nacional em até 15 dias.

- Inconsequentes! 213 festas clandestinas. - Por aqui ainda não temos dados oficiais, mas em Rio Preto a Guarda Civil Municipal já atendeu 213 ocorrências, no período de um mês, relacionadas a eventos sociais que provocam aglomeração não autorizada de pessoas, as famosas festas clandestinas. Muitos casos foram parar nas Delegacias, outros na Vigilância Sanitária e  também ocorreu imposição de multas.

- Vai sobrar cabo eleitoral! - A análise chegou-nos através de um prefeiturável fernandopolense que recebeu a informação do Diretório Estadual de seu partido. A expectativa é de que até a disputa municipal, a pandemia tenha intensificado seus efeitos corrosivos na geração de empregos e criado uma "legião de desocupados". O problema será acomodá-los, em segurança sanitária e longe de riscos de processos judiciais, dentre os contratados.



últimas