CORONAVÍRUS

Para conter avanço de casos positivos barreira sanitária é instalada em Guarani d'Oeste

Para conter avanço de casos positivos barreira sanitária é instalada em Guarani d'Oeste

De acordo com o decreto, a abertura do comércio em geral está proibida

De acordo com o decreto, a abertura do comércio em geral está proibida

Publicada há 3 anos

Da Redação 

A Prefeitura de Guarani d´Oeste, município localizado a 30 quilômetros de Fernandópolis, publicou decreto com medidas para evitar novos contágios do coronavírus (Covid-19). Dos nove casos positivos registrados na cidade até a manhã desta quinta-feira, 18, oito são de funcionários do frigorífico de Estrela d´Oeste. O outro é de uma profissional da saúde.

Por este motivo, a cidade também testou um grupo de 20 trabalhadores que atuam no estabelecimento, mas moram em Guarani d´Oeste.

De acordo com o decreto, a abertura do comércio em geral está proibida e moradores não podem mais entrar em padarias e lanchonetes. Os estabelecimentos devem atender somente em sistema delivery.

O documento prevê o fechamento temporário dos salões de festas, campos de futebol, a suspensão da realização de feiras livres promovidas às sextas-feiras e a proibição do funcionamento de bares, lanchonetes, salões de beleza e similares.

Aglomerações em locais públicos e nas residências estão proibidas. Cultos, celebrações e rituais estão suspensos. O transporte público utilizado para trabalhadores funcionará enquanto não surgir nenhum caso suspeito de Covid-19.

O comércio ambulante em todo território do município está proibido. A entrada de pessoas no velório municipal e em órgãos públicos que prestam atendimento à população está limitada.

Fica limitado o acesso de pessoas e afins a no máximo 20% da capacidade prevista no alvará de funcionamento, restringindo-se aglomerações superiores a 10 pessoas, impondo-se a distância de o mínimo um metro entre elas para o comércio essencial.

Segundo o decreto, uma barreira sanitária foi instalada na Avenida Montilha Curiel para aferição de temperatura e divulgação de informações. O trânsito na vicinal João Moreira dos Santos foi suspenso.

Os estabelecimentos autorizados a funcionarem devem respeitar às seguintes normas de higienização em geral:

  • Disponibilizar álcool em gel 70%;
  • Disponibilizar toalhas de papel descartável;
  • Locais com acesso disponibilizarão informações sanitárias visíveis sobre higienização das mãos e indicarão onde é possível realiza-la;
  • Os banheiros públicos e os privados deverão disponibilizar sabão e devem se higienizados em intervalos de três horas;
  • Durante o período em que o órgão, repartição ou estabelecimento não estiver funcionando, fica suspensa a periodicidade prevista;
  • Ficam fechados os banheiros públicos que não desmobilizarem sabonete.


Barreira sanitária foi instalada em avenida de Guarani d´Oeste — Foto: Prefeitura de Guarani D´Oeste/Divulgação 


últimas