PANDEMIA

Mais de 40 funcionários e internos da Fundação Casa de Rio Preto testam positivo para coronavírus

Mais de 40 funcionários e internos da Fundação Casa de Rio Preto testam positivo para coronavírus

Ao todo, 27 adolescentes e 15 servidores foram infectados pela Covid-19. Dezessete internos foram liberados pelo Judiciário e 12 continuam na Instituição

Ao todo, 27 adolescentes e 15 servidores foram infectados pela Covid-19. Dezessete internos foram liberados pelo Judiciário e 12 continuam na Instituição

Publicada há 3 anos

Funcionários e internos foram submetidos a testes em Rio Preto — Foto: Arquivo Pessoal 

Da Redação

A Fundação Casa de São José do Rio Preto informou nesta terça-feira, 30, que 27 internos e 15 funcionários testaram positivo para o novo coronavírus.

A testagem em massa começou ser feita depois de surgir denúncia de que um adolescente, de 15 anos, ficou isolado em um banheiro por ter sido diagnosticado com Covid-19. O diretor da Instituição acabou sendo afastado. O caso continua sendo investigado.

De acordo com a Fundação Casa, 50 adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, 95 servidores e 11 funcionários de empresa terceirizada fizeram o teste rápido nesta terça-feira, 30.

Das 156 pessoas, 155 testes deram negativo e somente um adolescente apresentou sintoma de gripe e teve que realizar o PCR.

Em 22 de junho, 14 outros adolescentes apresentaram sintomas de gripe e houve a necessidade de também submetê-los ao teste de PCR para melhor avaliação. Na época, dos 15 jovens submetidos ao exame, seis testaram positivo e nove aguardavam resultado do exame.

Ainda segundo a Instituição, mais 14 internos apresentaram sintomas de gripe e foram submetidos ao teste de PCR. Ao todo, portanto, 27 testaram positivo para o novo coronavírus e dois negativo.

Até esta terça-feira, 30, 17 adolescentes foram liberados pelo Judiciário, com recomendação da área da saúde de isolamento domiciliar – sendo dois deles negativos. Doze jovens positivos continuam na Fundação Casa e estão isolados em espaço específico.

Servidores


Com relação aos servidores, também após a testagem rápida no dia 16 de junho, oito deles apresentaram sintomas e realizaram o PCR. Todos continuam afastados do trabalho. Outros três servidores, que não realizaram o teste rápido, já se encontravam afastados por apresentarem sintomas anteriormente, sendo que testaram positivo.

Segundo a Fundação Casa, um deles está internado em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), apresentando melhora no último final de semana.

Desde a semana passada, mais 16 servidores apresentaram sintomas de gripe e foram submetidos ao teste do PCR, totalizando 27 servidores que estavam com suspeita de Covid-19. De todos os testados, seis tiveram resultados negativos, 15 positivos e quatro aguardam resultado. Apenas dois não foram testados.

Ações contra o coronavírus

A Fundação Casa informou que, logo após a decretação da pandemia, a instituição instalou o Comitê de Gerenciamento de Crise, que tomou decisões e implementou medidas visando preservar a vida dos adolescentes em atendimento e dos servidores, assim como manter um ambiente de trabalho seguro.

Todos os servidores receberam equipamentos de proteção individual (EPI) e estão orientados sobre os procedimentos de limpeza e higiene.

De acordo com a instituição, as atividades presenciais nos centros como visitas dos familiares, atividades religiosas, palestras, serviço voluntário, aulas da educação escolar com professores da rede pública estadual e cursos e oficinas executados por parceiros foram suspensas, bem como as saídas externas.

Álcool em gel, luvas, avental, sabão, oxímetro, termômetro infravermelho e máscaras descartáveis e de tecido foram distribuídos. Os suprimentos são monitorados rotineiramente para verificar a disponibilidade.


Fonte: G1

últimas