FUNDAÇÃO

CAEFA completa 50 anos de história

CAEFA completa 50 anos de história

Entidade fernandopolense já capacitou e integrou ao mercado de trabalho mais de 13 mil jovens

Entidade fernandopolense já capacitou e integrou ao mercado de trabalho mais de 13 mil jovens

Publicada há 3 anos

Da Redação

Fundada em 1º de julho de 1970, por iniciativa de um grupo do poder judiciário, a então Guarda Mirim de Fernandópolis nascia com o objetivo de agregar meninos de dez a quatorze anos de idade provenientes de família em situação de vulnerabilidade social, promovendo-os intelectualmente, moral, cívica, civilmente e retirando-os da vida ociosa.

A partir 1973, a instituição passou a ser administrada pelo Rotary Club de Fernandópolis, através de uma Diretoria Executiva e sua sede passou a ser um prédio doado pela Prefeitura Municipal. Com a introdução do Estatuto da Criança e do Adolescente foram introduzidas algumas mudanças na metodologia de trabalho, procurando se adequar às exigências das legislações vigentes. A faixa etária de atendimento passou a ser de 14 a 16 anos, mantendo o critério de vulnerabilidade social, frequência e rendimento escolar.

Em 28 de janeiro de 2004, após uma assembleia geral a “guardinha” como era carinhosamente conhecida, passou a se chamar CAEFA - Centro de Apoio a Educação e Formação do Adolescente, tendo como finalidade primordial a promoção e incentivo à educação profissional de adolescentes e jovens, assegurando-lhes os direitos básicos determinados por lei.

Mais de 13 mil adolescentes e jovens já passaram pelo CAEFA e foram integrados no mundo do trabalho, mudando seu ritmo de vida e saindo da situação de vulnerabilidade, sempre contanto com o apoio de vários órgãos municipais como o Conselho Tutelar, CRAS, Vara do Trabalho, Empresas Parceiras (Aprendizagem) e a população fernandopolense, que participa dos eventos realizados pelo CAEFA.

Mais de 13 mil adolescentes e jovens já passaram pelo CAEFA

últimas