PANDEMIA

Pandemia mostra a cara em junho na região; veja a evolução de casos em Fernandópolis

Pandemia mostra a cara em junho na região; veja a evolução de casos em Fernandópolis

Município saiu dos 66 para 499 casos positivos

Município saiu dos 66 para 499 casos positivos

Publicada há 3 anos

Gustavo Jesus

Se no começo da pandemia o coronavírus parecia algo distante de Fernandópolis e região, o mês de junho veio para provar que a epidemia também é coisa séria na região noroeste do Estado de SP.

No dia 1º de junho o município tinha 66 casos de Covid-19. 30 dias depois este número saltou para 499. Apenas no último boletim epidemiológico, divulgado ontem pela Prefeitura, foram 54 casos positivos, mais do que o registrado nos dois primeiros meses, contados desde o primeiro caso registrado.

 Nos 30 dias de junho houve um crescimento de 656% nos casos de coronavírus.

CASOS POR SEMANA
Na primeira semana de junho a pandemia já dava sinais de avanço, com 49 casos registrados entre os dias 1º e 7 de junho. Na semana seguinte houve o primeiro salto expressivo, com 86 novos casos.

Na segunda quinzena os números foram ainda maiores, com 103 casos em uma semana e 115 na outra.

Os casos registrados entre segunda e terça-feira já somam 80, o que fará com que inevitavelmente esta seja a pior semana desde o início da pandemia.

HISTÓRICO
 O município registrou o segundo caso oito dias depois do primeiro, verificado em 25 de março. Após alguns testes positivos de pessoas ligadas à saúde, a primeira dezena de confirmações - e a ratificação de contaminação comunitária -, chegou no dia 22 de abril. Para dobrar o número de casos foram necessários quase um mês, com 19 casos sendo registrados no dia 15 de maio.  

A partir do dia 15 os casos cresceram em ritmo acelerando. Em 18 de maio eram 23 casos e, dois dias depois, Fernandópolis chegou na terceira dezena de testes positivos.

No dia 5 de junho, na primeira “semana útil” com o comércio aberto, os casos passaram de 66 para 102. Da primeira centena em diante, os aumentos foram exponenciais.

Se o 100º caso de Covid-19 veio somente depois de 72 dias após o primeiro, a contagem dobrou em apenas oito. O caso de número 300 veio em 19 de junho e o 400 entre os dias 26 e 27. Neste 1º de julho a marca deve passar os 500 casos.

NÚMERO DE CASOS
 - O primeiro caso foi registrado dia 25 de março

- O 10º caso em 22 de abril

- A maior sequência de dias com casos positivos se deu entre 1º e 13 de junho

- O dia com o maior registro de casos foi ontem, com 54 casos registrados

- Fernandópolis tem sete mortes confirmadas por Covid-19

últimas