SAÚDE

Município da região recebe 21 mil testes rápidos da Covid-19

Município da região recebe 21 mil testes rápidos da Covid-19

O início da fase de testagem será a partir desta quarta-feira

O início da fase de testagem será a partir desta quarta-feira

Publicada há 3 anos

Da Redação 

A Secretaria de Saúde de Rio Preto recebeu 21 mil testes rápidos para ampliar os exames da Covid-19 em Rio Preto. O início da fase de testagem será a partir desta quarta-feira, 8. Os testes sorológicos serão feitos com coleta após 14 dias dos sintomas e agendamento prévio em uma das três unidades. 

De acordo com o médico assessor especial da Saúde em Rio Preto, André Baitello, os grupos elencados para a pasta que podem fazer esse agendamento prévio são trabalhadores de saúde, trabalhadores da segurança pública, motorista de transporte público, entregadores de compra por aplicativo ou delivery, pessoas assintomáticas mas que têm casos suspeitos da Covid próximos e para aqueles pacientes com PCR negativos. 

"Esses pacientes deverão fazer o teste com agendamento prévio para não haver aglomeração nesses prédios. Eles ligam, agendam o exame e vão no horário recomendado", afirma. 

Os pacientes podem entrar em contato para fazer o agendamento prévio na CTA, pelo telefone (17) 3211-1410; na Unidade Básica de Saúde (UBS) Central – (17) 3224-8950 ou na Unidade Básica da Saúde da Família (UBSF) Renascer – (17) 3219-0107. Baitello ressalta que o resultado do teste rápido da Covid-19 sai na hora. 

Os exames PCR, também estão disponíveis aos pacientes, que devem cumprir critério de caso, como apresentar febre e sintomas respiratórios, início dos sintomas, preferencialmente do 3º ao 7º dia e cumprir afastamento de 14 dias (não sair de casa). Sobre o resultado desses exames na rede pública de saúde, o tempo de espera é de um a três dias. 

últimas