CALCULADORA

Região piora em todos os critérios, mas se mantém na fase laranja do Plano SP; veja os números

Região piora em todos os critérios, mas se mantém na fase laranja do Plano SP; veja os números

Houve crescimento na quantidade de leitos de UTI ocupados, internações, óbitos e casos

Houve crescimento na quantidade de leitos de UTI ocupados, internações, óbitos e casos

Publicada há 3 anos

Mapa com a nova classificação das regiões do Estado no Plano SP

Gustavo Jesus

O governo do Estado de São Paulo anunciou nesta sexta-feira, 10, em coletiva realizada no Palácio dos Bandeirantes, mais uma fase da quarentena heterogênea. O novo período vai durar até o dia 30 deste mês.

Assim como ocorre desde o início do Plano SP, Fernandópolis e região foram mantidos na faixa laranja. Com a medida, o comércio não essencial continua a funcionar, mas bares e restaurantes continuam sem poder realizar atendimento presencial até, pelo menos, o dia 30 de julho.

"Estamos ingressando numa fase de platô no Estado de SP, depois de um longo período enfrentando o pico, não só na capital, mas em todo o Estado estamos ingressando no platô, isso não significa relaxamento. Ao contrário, significa atenção redobrada em todo o Estado e o controle sobre a doença", disse Doria.

"É importante que todos tenham consciência de que estamos e continuaremos em quarentena em São Paulo. Se puderem ficar em casa, permaneçam em casa", frisou. O governador também ressaltou a importância do uso das máscaras, das medidas de higiene e do distanciamento social.

OS NÚMEROS DA REGIÃO
 Depois de uma sequência de cinco semanas com situação verde para a capacidade do sistema de saúde, pela primeira vez a área da DRS – Diretoria Regional de Saúde -, de Rio Preto, foi classificada no amarelo.

A queda se deu por causa do aumento do número de internações em UTI. Nas quatro primeiras atualizações a região esteve sempre próxima aos 40% de taxa de ocupação, passou para 52,3% na semana passada e atingiu 65% ontem. Acima dos 60% de ocupação a DRS é classificada como amarela. Os leitos de Covid-10 por 100 mil habitantes são 17,1.

A quantidade de casos teve aumento de 14,6% - de 2.147 na semana anterior para 2.477 nesta -, as internações subiram 6,4% - de 425 para 452 -, e os óbitos 20% - de 60 para 72 na última semana.

No critério Evolução da Pandemia a região ficou na fase laranja.

LIMITES PARA NÃO VOLTAR AO VERMELHO
 Para não regredir na atualização extraordinária da próxima semana – uma região pode regredir caso haja piora durante o período de quarentena -, a DRS de Rio Preto não pode chegar no nível vermelho em nenhum dos critérios – Capacidade do Sistema Hospital ou Evolução da Pandemia.

Para que a capacidade do sistema hospitalar não leve à Fase 1 do Plano SP, a ocupação em vagas de UTI não pode passar dos 80%.

O índice de internações é o critério com maior peso no cálculo da evolução da pandemia. Para que a região não entre no vermelho por este índice, ela não deve superar as internações em 50% - pelos números da última semana, elas não podem passar de 678 -, a quantidade de óbitos e casos não pode dobrar.

Em suma, o maior risco para a região é a ocupação das UTIs destinadas ao Covid-19.

COMO É FEITO O CÁLCULO
 O avanço ou restrição de uma região dentro do Plano SP, que determina a quarentena heterogênea no estado, leva em consideração uma fórmula matemática baseada em número de casos, óbitos e internações por coronavírus.

Há dois critérios para cálculo da fase de risco e enquadramento de cada região: capacidade de resposta do sistema de saúde e evolução da epidemia.

O critério “Capacidade de Resposta do Sistema de Saúde” é composto pelos seguintes indicadores: (1) taxa de ocupação de leitos hospitalares destinados ao tratamento intensivo de pacientes com COVID-19; e (2) quantidade de leitos hospitalares destinados ao tratamento intensivo de pacientes com COVID-19 por 100 mil habitantes.

O critério “Evolução da epidemia” é composto pelos seguintes indicadores: (1) taxa de contaminação; (2) taxa de internação; e (3) taxa de óbitos. Os cálculos para cada um dos indicadores são detalhados no decreto.




últimas