CÍRCULO DO BEM

Projeto confecciona gorros para pacientes em tratamento de câncer na região

Projeto confecciona gorros para pacientes em tratamento de câncer na região

O projeto tem o nome de “João e Maria”

O projeto tem o nome de “João e Maria”

Publicada há 3 anos

Da Redação

O projeto “João e Maria”, em São José do Rio Preto, está realizando doações de gorros de lã para pacientes oncológicos adultos e crianças do município desde o ano passado.  Antes disso, o grupo já realizava a distribuição de naninhas para recém-nascidos na cidade.

“Eu e minha amiga vimos um projeto que fazia perucas para pacientes com câncer e nos inspiramos em fazer uma ação social. No começo, fazíamos apenas naninhas para os bebês, mas depois começamos a fazer gorros. Temos 17 voluntárias no projeto, sendo que dentre elas há quem já teve câncer e elas falavam que elas sentiam muito frio da cabeça, por conta da quimioterapia”, explicou Ana Lúcia Zanon, que coordena o projeto junto com a amiga Heliane Mônica de Lima Teixeira.

De acordo com o levantamento do projeto, foram 400 naninhas entregues no Hospital da Criança e Maternidade (HCM) e na Santa Casa. A partir de 2019, elas distribuíram gorros também na Capacc (Casa de Apoio aos Pacientes Carentes com Câncer) e no Lar Betânia.

“A gente sente uma sensação de dever cumprido ao fazer as entregas. Atualmente, temos duas mantedoras que ajudam nos custos, mas estamos sempre em busca de novos voluntários. Fazemos gorros específicos para crianças e adultos, sendo mais colorido para os pequenos e com cores mais discretas para os mais velhos”, afirmou Ana.

Hoje, o HCM conta com 45 crianças em tratamento oncológico. Já a Santa Casa de Rio Preto estima cerca de 1.000 pacientes adultos com câncer. Interessados em colaborar Projeto João e Maria pode entrar em contato pelo número (17) 98191-1809 ou pela página no Instagram @joaoemaria.projeto.

últimas