DOAÇÃO

Idoso fez mais de 700 doações de sangue em 49 anos e é homenageado

Idoso fez mais de 700 doações de sangue em 49 anos e é homenageado

Ele recebeu uma homenagem pela sua última contribuição para o banco de sangue do estado

Ele recebeu uma homenagem pela sua última contribuição para o banco de sangue do estado

Publicada há 3 anos

Seu Arnaldo doou sangue por 49 anos em Salvador — Foto: Reprodução/ TV Bahia 

Da Redação

O Sr. Arnaldo com certeza é uma figura conhecida nos corredores da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) e por um motivo muito lindo! 

Durante 49 anos ele foi doador de sangue a acumulou mais de 700 registros na instituição! O reconhecimento da ajuda dada pelo aposentado veio a primeira vez através de um convite para ser garoto propaganda do Hemoba. Dessa vez, ele recebeu uma homenagem pela sua última contribuição para o banco de sangue do estado

Sr. Arnaldo completa 70 anos, no próximo dia 22 e, por lei, não poderá mais doar sangue. E um dos maiores orgulhos dele é a carteirinha do antigo Instituto de Coleta de Sangue da Bahia (Colsan). No documento está o registro da data da primeira doação de sangue: 29 de janeiro de 1971.

A primeira doação do idoso foi em janeiro de 1971 — Foto: Reprodução/TV Bahia

“Foi um chamado de um colega meu porque o pai dele iria fazer uma cirurgia, e estava precisando de doadores. Fui fazer essa doação e, quando eu cheguei no antigo Hemoba, que se chamava Colsan, eu comecei a fazer perguntas ao médico que estava de plantão e ele me mostrou a importância da doação. Então, eu continuei”, disse o Sr. Arnaldo.

Após a primeira doação, os registros continuaram. Nesses 49 anos, Arnaldo fez 294 doações de sangue e 444 de plaquetas. Pela estimativa do próprio Hemoba, Arnaldo deve ter ajudado cerca de 4 mil pessoas.

“É uma grande satisfação em saber que contribuí para salvador vidas”, comentou Arnaldo.

Arnaldo mostra homenagem. | Reprodução: Google 

Última doação

Em sua última doação de plaquetas, no dia 15 desse mês, a equipe do Hemoba preparou uma surpresa! Ele recebeu uma placa de agradecimento que foi entregue pela médica que ele mesmo escolheu para o momento.

Simplesmente emocionante. Eu agradeço muito ao Hemoba, a todos os presentes, a toda essa família Hemoba, agradeço de coração“, disse Arnaldo após receber a placa.

Ele ainda poderá fazer doações, mas não de forma voluntária. Agora é somente em casos especiais, onde ele receberá autorização do médico.

É uma despedida de uma vida de doação, não são muitas pessoas que doam. Nosso percentual em relação as pessoas que doam, é pequeno. Seu Arnaldo é um exemplo“, disse a Dra. Isabela Lago, médica do Hemoba.

Outro médico da instituição, Dr. Fernando Araújo, disse que “Seu Arnaldo é um marco, não só pela regularidade, como o tempo de doação, a ponto de ele se sentir meio triste por chegar no momento em que só com a autorização médica que ele vai poder fazer doação“.

O Hemoba está precisando de novos doadores. De acordo com médicos da instituição, desde o início da pandemia, as doações caíram 28%. Você é um candidato elegível e mora em Salvador? Ajude nessa causa!


Fonte: Razões para Acreditar


últimas