RECONHECIMENTO

Pinato está entre os mais influentes do Congresso Nacional

Pinato está entre os mais influentes do Congresso Nacional

Pesquisa do DIAP colocou o parlamentar entre os 50 parlamentares "em ascensão" no Congresso

Pesquisa do DIAP colocou o parlamentar entre os 50 parlamentares "em ascensão" no Congresso

Publicada há 3 anos

Fausto Pinato: um dos 150 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional

Da Redação

O deputado Fausto Pinato (Progressistas) apareceu mais uma vez bem colocado no estudo divulgado pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), intitulado “Cabeças do Congresso Nacional”. A pesquisa, lançada anualmente, cita o deputado como um dos 50 parlamentares na categoria em “Ascensão”.

Segundo o Diap, entende-se por parlamentar em “ascensão” aquele deputado ou senador que vem recebendo missões partidárias, políticas ou institucionais e se desincumbindo bem delas.  Estão também nessa categoria os parlamentares que têm buscado abrir canais de interlocução, criando seus próprios espaços e se credenciando para o exercício de lideranças formais ou informais no âmbito do Parlamento.  “Pode-se afirmar, portanto, que os parlamentares em ascensão estão entre os 150 mais influentes do Congresso”, afirma o estudo.

Neste ano, a identificação dos parlamentares mais influentes foi dificultada, segundo o órgão, por dois episódios, ambos decorrentes da pandemia, que levou ao isolamento social. O primeiro foi a adoção do sistema remoto de deliberação, que dificulta identificar os parlamentares mais presentes nas articulações e negociações, já que estas ficam praticamente restrita aos líderes e relatores nesse período.

O segundo foi a não instalação das comissões permanentes da Câmara, instância importante de poder, que ajudava a identificar quem tinha prestígio para ser indicado por suas bancadas para presidir um colegiado temático. Isto, entretanto, não impediu que se chegasse aos parlamentares mais influentes do ano em curso.

Segundo Pinato, o reconhecimento reflete o seu trabalho na Câmara, representando os municípios paulistas e sempre defendendo pautas de interesse dos brasileiros. “Uma honra e alegria imensas estar na lista do Diap dos parlamentares mais influentes do Congresso Nacional. O reconhecimento sinaliza que estamos no caminho certo, na defesa de pautas prioritárias para o desenvolvimento do nosso estado de São Paulo e do Brasil! Avante sempre”. Escreveu o deputado em suas redes sociais.

últimas