MELHORIA

Santa Casa Fernandópolis inaugura reforma em Unidade Pediátrica

Santa Casa Fernandópolis inaugura reforma em Unidade Pediátrica

Obra faz parte de ações de termo de fomento firmado com o CMDCA e contou com incrementos doados pela Volfer e voluntários

Obra faz parte de ações de termo de fomento firmado com o CMDCA e contou com incrementos doados pela Volfer e voluntários

Publicada há 3 anos

Assessoria de Imprensa - Santa Casa de Fernandópolis

A Santa Casa Fernandópolis inaugurou na última segunda-feira, dia 27, a reforma da Unidade Pediátrica “Dr. José Milton Martins”. O espaço, que passou a abrigar os leitos de internação e a maternidade, recebeu intervenções que priorizaram o aumento do conforto de pacientes e profissionais.

Devido ao atual cenário da pandemia da Covid-19, a cerimônia de inauguração foi transmitida pela página da Santa Casa no Facebook, contando com a participação do presidente do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do Município de Fernandópolis), Renato Márcio, da Secretária Municipal de Assistência Social de Fernandópolis, Silmara Adriana Teixeira, e do provedor, Marcus Chaer.

“Fico muito contente com tudo isso que está acontecendo, principalmente nessa situação atual que atravessamos, com uma pandemia cheia de incertezas, mas conseguimos ver um resultado desse. Lindo tanto para as crianças, quanto para os profissionais que trabalham aqui na Santa Casa” ressaltou Renato Márcio durante o ato.

A secretária deu enfoque ao impacto do projeto na recuperação das crianças. “Nós estamos aqui para agradecer o quanto esta obra vai ser importante para os acolhidos, aos que chegam necessitando de um tratamento, e que vão poder receber todo o carinho, com uma estrutura melhor, para o seu reestabelecimento.”

As obras foram financiadas, em sua maior parte, pelo CMDCA, por meio da celebração de um termo de fomento, sendo o custo restante coberto por doações da Associação dos Voluntários da Santa Casa de Fernandópolis (Volfer) e de outros doadores.

HOMENAGEM

A cerimônia também prestou homenagens à ex-presidente da Volfer, Sueno Babá Sato, já que o projeto foi o último a contar com sua participação ativa na angariação de doações, antes de seu falecimento, no dia 07 de junho, por complicações em decorrência da Covid-19.

A atual presidente da associação, Vanderlice Moreira, lembrou sobre os esforços de Sueno. “Emoção por participar deste momento, falando em seu lugar. Quanto ela sonhou. Quanto ela quis ver este espaço pronto. Quantos planos para este evento inaugural. Que angústia sentiu ao saber que tudo estava concluído, mas não poderia chegar até lá e verificar tudo atentamente, dar seu toque final. Selar o trabalho com seu olhar sincero e criterioso.”

FOMENTO

A reforma fez parte de um conjunto de ações desenvolvidas a partir da celebração de um termo de fomento entre o Hospital e o CMDCA, no valor total de R$ 50 mil. Além da adequação da ambiência, a parceria possibilitou a realização de oficinas de acesso à cultura, arte, educação em saúde, lazer e ao brincar, com foco em minimizar os aspectos emocionais causados pela própria condição de hospitalização, tais como a ansiedade, isolamento e retraimento emocional das crianças.

UNIDADE PEDIÁTRICA

O serviço de Pediatria da Santa Casa Fernandópolis é um dos mais completos da região e conta com uma equipe multiprofissional qualificada e espaço planejado cuidadosamente para a assistência integral às crianças. A unidade possui um total de 18 leitos que atendem pacientes SUS e usuários de planos de saúde e, além dos leitos pediátricos, passou a abrigar também a área de maternidade, com espaço de atenção ao recém-nascido e leitos para as mães.

NOVA PARCERIA

Um termo aditivo à parceria foi celebrado junto ao CMDCA e já está em execução. O novo projeto, cujas obras foram iniciadas neste mês de julho, prevê a implantação de um espaço de convivência e instalação de um playground adequado às crianças com e sem deficiências, para uso durante o período de hospitalização.

últimas