REGIÃO

Indiaporã recebe especialistas para mapear monumentos geológicos

Indiaporã recebe especialistas para mapear monumentos geológicos

A equipe foi recepcionada pela prefeita Elaine Rocha e por membros do Setor de Meio Ambiente e Turismo

A equipe foi recepcionada pela prefeita Elaine Rocha e por membros do Setor de Meio Ambiente e Turismo

Publicada há 3 anos

Da Redação

Na última sexta feira, dia 7, a Prefeitura de Indiaporã recebeu o professor Carlos Eduardo, do Instituto Federal de Votuporanga, juntamente com seus dois alunos que estão desenvolvendo uma pesquisa e mapeamento dos monumentos geológicos da região.

De acordo com a Administração Municipal, Indiaporã despertou o interesse dos pesquisadores por causa da Cachoeira da Jandaia e da Cachoeirinha, locais de grande interesse geológico. A equipe também visitou a Cachoeira do Veloso entre Ouroeste e Populina.

Segundo o professor Carlos Eduardo, a região sofreu no mínimo 6 derrames de lava que foram se solidificando durante milhares de anos até formar o basalto, principal rocha encontrada na região, principalmente no entorno do Rio Grande. Carlos também ressaltou que a pesquisa tem o objetivo de mapear os afloramentos geológicos e possíveis fósseis. O professor destacou que uma das principais características do basalto na região é a sua disjunção colunar devido a forte exposição de temperatura ocasionando rupturas em blocos que são perceptíveis a olho nu até hoje.

A equipe ao se deparar com a Cachoeira da Jandaia ficou impressionada com a beleza natural e com a possibilidade de encontrar todas essas características em um único local. O professor ressalta que o projeto/pesquisa tem o apoio do Ministério Público que tem grande interesse na preservação destes locais de importância geológica da região.

Os alunos ficaram surpresos ao descobrir que grande parte desses locais já foram pesquisados e catalogados pelo IPHAN e MAE/USP como importantes sítios arqueológicos e líticos do país.

A equipe foi recepcionada pela prefeita Elaine Rocha e pela equipe do Meio Ambiente e Turismo que forneceram informações e a rota de como chegar até esses atrativos cientificamente identificados como monumentos geológicos. Elaine se colocou a disposição para realizar parcerias junto com essa importante instituição de ensino e pesquisas ressaltando a importância do trabalho para desenvolver principalmente a atividade turística no município beneficiando toda região.

A equipe foi recepcionada pela prefeita Elaine Rocha


últimas