SAÚDE

Programa ‘Saúde Bucal’ utiliza meios digitais em época de pandemia

Programa ‘Saúde Bucal’ utiliza meios digitais em época de pandemia

Whatsapp se transformou em importante ferramenta para divulgação de informações

Whatsapp se transformou em importante ferramenta para divulgação de informações

Publicada há 3 anos

SECOM - Prefeitura de Fernandópolis

Os profissionais de saúde bucal de Fernandópolis têm um processo histórico de atuação nas escolas. Diante da pandemia de coronavírus, em que o Ministério da Saúde orienta postergar as atividades coletivas relacionadas à saúde bucal, com vistas a evitar aglomerações e ações que possam contribuir para a propagação do vírus, foram necessários novos movimentos para que se mantenha o vínculo com a escola e as ações preventivas em saúde bucal em tempos de permanência do COVID-19. 

“Diante da necessidade de ofertar e facilitar o acesso aos kits de higiene bucal; às informações de prevenção em saúde bucal; e, trabalhar interdisciplinarmente na prevenção e no controle da transmissão da COVID-19, continuamos nossas atividades de forma intersetorial com a Secretaria de Educação Municipal distribuindo os Kits de Higiene Bucal nas escolas para que estes cheguem ao nosso público-alvo, os alunos. As escolas mantêm contato com os pais e serão nossas aliadas para promover este trabalho”, destacou a coordenação de Saúde Bucal, Karina Gonzalez Camara Fernandes. 

A Secretaria de Saúde tem produzido mídia de internet com orientações sobre a continuidade do cuidado na prevenção das doenças bucais, principalmente a cárie. Utiliza o WhatsApp como ferramenta educativa neste período de isolamento social, este que passou a ser um novo e desafiador espaço “pedagógico”, mas que fortalece a interface comunicação, ciência e sociedade. 

Tendo em vista que o uso crescente da internet para interagir, gerar, acessar e disseminar informações, esta é uma prática cada vez mais utilizada entre os profissionais de saúde e está presente no cotidiano das pessoas.

últimas