TRANSTORNO!

Fuligem de queimadas invade residências e preocupa fernandopolenses

Fuligem de queimadas invade residências e preocupa fernandopolenses

Moradores reclamaram nas redes sociais sobre o problema que é prejudicial à saúde

Moradores reclamaram nas redes sociais sobre o problema que é prejudicial à saúde

Publicada há 3 anos

Breno Guarnieri

O aumento das queimadas em terrenos, em Fernandópolis, tem causado transtorno aos moradores de diversos bairros. Além da fumaça, eles enfrentam também a fuligem, pó preto que está invadindo as casas, causando sujeira e ainda gerando risco à saúde. Os incêndios são localizados em áreas, espalhadas pela cidade, pastagens, canaviais e vegetação.

Durante a semana, o problema foi registrado e compartilhado nas redes sociais por moradores de diversos pontos de Fernandópolis. O Jardim Paraíso, zona norte do município, por exemplo, está na lista. Lá, a professora Marlene de Fátima, de 48 anos, contou que deixou de lavar a roupa durante o dia. “Eu coloquei várias peças no varal, no período da tarde, e quando fui pegar estavam com fuligem. Tive que lavar tudo de novo”.

Para a moradora do Jardim Araguaia, também na zona norte do município, Cristina Cardoso, de 46 anos, as cinzas estão por toda a parte. "Meus filhos de 5 e 8 anos sofrem muito. Quando começa a queimada temos que correr para o médico e gastar com remédios alérgicos. Os olhos ficam bastante irritados. As crianças ficam cansadas e com falta de ar", criticou.

No Residencial Wilson Moreira, a situação não é diferente. De acordo com o Dj Evandro Reis, a sua residência também amanheceu repleta de fuligem. “Foi complicado o incêndio de ontem (quarta) na área perto de casa. Tinha fuligem até dentro da residência. Muito mesmo. Não pode nem abrir as portas e janelas”, destacou. 

ZONA NORTE

Ontem, dia 19, em uma operação conjunta do Corpo de Bombeiros de Fernandópolis, Votuporanga e Jales, juntamente com a Defesa Civil e caminhões da Prefeitura e de usinas da região, o incêndio de grandes proporções, que atingiu uma área na zona norte de Fernandópolis, foi controlado, por volta das 23h. O incêndio teve início ainda no final da tarde desta quarta-feira.

Os bombeiros tiveram muita dificuldade, uma vez que a pastagem seca e os ventos fortes ajudavam a espalhar ainda mais o fogo. O incêndio queimou de 40 a 50 alqueires de pastagem e mata, segundo informações da Defesa Civil. Para que as chamas não chegassem às residências de bairros próximos, os bombeiros encharcaram a pastagem para evitar a proliferação das chamas.


O incêndio desta quarta-feira teve início ainda no final da tarde 




últimas