REGIÃO

Presos perdem regime semiaberto após foto tirada dentro de presídio vazar

Presos perdem regime semiaberto após foto tirada dentro de presídio vazar

Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) informou que abriu procedimento para apurar caso

Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) informou que abriu procedimento para apurar caso

Publicada há 3 anos

Da Redação 

Os quatro presos que aparecem em uma foto tirada dentro do Centro de Progressão Penitenciária, em São José do Rio Preto (SP), perderam o direito ao regime semiaberto e foram transferidos para uma unidade de regime fechado, segundo informou a Secretaria da Administração (SAP).

Na imagem enviada à reportagem e que circula nas redes sociais, é possível ver cinco homens abraçados e posando para a câmera. Ao fundo, também dá para notar que existem grades.

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) informou que a direção tomou conhecimento da foto na sexta-feira (21) e, imediatamente, identificou os cinco presos.

Segundo a SAP, um deles que aparece na imagem havia progredido ao regime aberto e foi solto em 12 de agosto. Mas o caso da imagem será comunicado ao Juiz da Vara das Execuções Criminais da comarca onde ele cumpre pena. Já os outros quatros foram transferidos.

"Imediatamente os cinco presos fotografados foram identificados sendo, no mesmo dia, solicitado aos Juízes do DEECRRIM 8ª RAJ e da Vara das Execuções Criminais da Comarca a sustação cautelar do regime semiaberto dos quatro presos que ainda cumpriam pena na unidade. Eles foram removidos para o Centro de Detenção Provisória de São José do Rio Preto para o regime fechado", informou o órgão, em nota.

Ainda de acordo com o órgão, foi instaurado procedimento de apuração preliminar e disciplinar para averiguação dos fatos e verificar se, além de infração dos presos, houve responsabilidade funcional.

"Os presos, se comprovada a culpa, cumprirão faltas disciplinares de natureza grave pela irregularidade praticada. A direção ainda prestou esclarecimentos do fato a Corregedoria Administrativa do Sistema Penitenciário", informou em nota.

Apreensões

O Centro de Progressão Penitenciária de Rio Preto é uma unidade de regime semiaberto. Portanto, não possui vigilância armada e nem muralhas, mas é cercada por alambrados.

De janeiro a agosto, foram apreendidos 118 celulares, sendo 113 na cela e cinco fora, inclusive o aparelho que teria sido usado para tirar a fotografia dos cinco presos, segundo a SAP.

Fotografia tirada dentro de presídio virou alvo de investigação em Rio Preto. Foto: Arquivo Pessoal


 

últimas