ELEIÇÕES 2020!

Substituição no time de Pessuto: Sai Cida Pessoto e entra Artur Watson?

Substituição no time de Pessuto: Sai Cida Pessoto e entra Artur Watson?

Empresária supermercadista do PP de Fausto Pinato pode ceder lugar a advogado do PSDB

Empresária supermercadista do PP de Fausto Pinato pode ceder lugar a advogado do PSDB

Publicada há 3 anos

Da Coluna Entrelinhas

Substituição no time de Pessuto: Sai Cida Pessoto e entra Artur Watson?  

A deputada estadual Analice Fernandes, o prefeito Pessuto e o federal Pinato. Foto: Divulgação / Facebook

Eis a placa de substituição que, em alusão a uma troca de jogadores numa partida de futebol, está prestes a ser mostrada pelo árbitro auxiliar (no caso André Pessuto).

A decantada e aclamada vice designada por Fausto Pinato, do seu Progressistas, deve ser substituída por um nome do PSDB, muito provavelmente o advogado Artur Watson, tucano decano (ou raiz como apreciam propagar) e ex-presidente da Câmara de Fernandópolis, fruto de suposto consenso estabelecido entre o deputado federal, Analice Fernandes e o próprio recandidato André Pessuto.

Mas calma! A situação ainda não é tão resoluta quanto aparenta, sobretudo porque depende de concordância e unanimidade (ou maioria esmagadora) provinda de um diretório nada habituado a isso: o tucanato fernandopolense e suas infinitas subdivisões.

Unicidade do PSDB e concordância de Cida são fundamentais

Rememoremos, preliminarmente, que a própria empresária supermercadista confirmou-nos, no último dia 14, que aceitara o convite de Fausto para ser a vice na coligação encabeçada por Pessuto e estava alinhavando a intenção e, portanto, eventual reversão e substituição naturalmente carece de acomodar adequadamente uma saída para Pessoto. Esta é uma preliminar sem a qual qualquer troca demandará mais prejuízos que lucros eleitorais.

Outra questão é que a indicação de Artur provenha, senão da totalidade do PSDB (o que atualmente é absolutamente impossível), ao menos de uma maioria absoluta, que represente um volume de lideranças de vulto e sepulte qualquer possibilidade deles lançarem candidatura própria.

Uma reunião agendada para sexta, 28, deve selar a posição do partido e, vitoriosa a posição da deputada estadual, da ala fundadora e de boa parte do PSDB, Artur verá a placa de substituição com seu nome subir; caso prevaleça a vontade de candidatura própria; do ex-deputado Gilmar Gimenes e de João Pedro da Caixa, o jogo seguirá com Cida Pessoto em campo.

Mas tudo precisa passar pelas mãos de Pinato

E antes de qualquer alteração, ou melhor, antes de sequer cogitá-la, eis que há a necessidade de aprovação de Fausto, principal responsável pela eleição de Pessuto em 2016 e que, por mais infactível que seja e em nome da manutenção da unidade do grupo, aceitou a retirada de seu irmão Gustavo Pinato, da vaga de vice.

Pois agora lhe incide nova benemerência para abrir mão novamente daquilo que lhe é naturalmente seu, para permitir a aproximação do agrupamento tucano, indicando o vice.

Aparentemente foram poucas as suas objeções.

Uma delas foi vetar o nome de José Carlos Zambon, motivado, segundo consta, por descumprimentos de acordos passados e o de João Pedro da Caixa, por sua atuação parlamentar considerada desrespeitosa para com outros companheiros de Legislativo.

O fortalecimento de candidaturas aliadas de Pinato em Jales, Catanduva e outros municípios, com a aproximação tucana, também esteve em pauta e deve ter sido sopesada antes de Pinato aquiescer com a liberalidade local.

 Com prefeito (muito provavelmente) fora, Votuporanga chega a três pré-candidatos            

Os três prováveis pleiteantes ao Executivo Municipal votuporanguense. Arte: Jornal O Extra.net

Por hora o rol limita-se a três nomes, excluído o do atual prefeito João Dado, que provavelmente será um abstêmio das urnas, relegando o direito de pleitear a reeleição. Mas pretendentes não faltarão.

Definido, com adjetivo de irretroativo, estão o arquiteto João Seba, ex-secretário municipal e o advogado e atual vereador Hery Kattwilkel. Eles concorrem pelo PSDB e PTB, respectivamente.

E desde quinta, 27, o empresário dos setores combustível e construção civil, João Garcia, que em 2018 pleiteou a Câmara dos Deputados pelo PRB, afirmou que também disputará a sucessão de Dado. Desta vez pelo Podemos.

Empregos: “menos pior” que o esperado, exceto para quem precisa 

Desemprego cai em Julho em plena pandemia, mas números ainda são preocupantes. Foto: sunoresearch/Daniel Guimarães

Expectativa de queda do PIB de “apenas” 4%, o que representa metade da pessimista previsão inicial e criação de 131 mil vagas de empregos formais em Julho foram as boas novas nacionais, por aqui seguidas. Em Jales saldo positivo de 78 vagas; em Fernandópolis de 64; em Santa Fé do Sul de 109 e em 274.

Apesar desse positivismo, os índices de todos municípios continuam negativos no ano, ou seja, houveram mais demissões que admissões, impedindo qualquer sorriso de meia boca de satisfação.

- Imobiliário em alta! Os financiamentos imobiliários com recursos das cadernetas de Poupança atingiram R$ 10,82 bilhões em julho de 2020, com crescimento de 16,7% em relação ao mês anterior e alta de 61,5% comparativamente a igual mês do ano passado. Foi o segundo melhor resultado para um mês de julho na série histórica pós-Real. Entre janeiro e julho de 2020, os empréstimos destinados à aquisição e construção de imóveis alcançaram R$ 54,17 bilhões, alta de 34% em relação a igual período de 2019. No acumulado em 12 meses houve queda de 6,2%.

- Todo mundo quer empréstimo! A Demanda por Crédito do Consumidor avançou 11,0% em julho na comparação com junho, já descontadas as influências sazonais, de acordo com dados nacionais da Boa Vista. No acumulado do ano o indicador caiu 14,0% contra o mesmo período do ano passado. Já no acumulado em 12 meses, a demanda por crédito desacelerou seu ritmo de queda e registrou variação de -6,2%.

- Menos uma deputada; mais uma candidata. A região perdeu, na quarta, 26, uma de suas representantes na Assembleia Paulista. A catanduvense Beth Sahão-PT, diante de iminente derrota judicial, entregou o mandato e, in continenti, anunciou que disputará a Prefeitura de Catanduva. A petista assumiu em decorrência da cassação do companheiro de partido Mário Mauricci, que caiu na Lei de Ficha Limpa e, nesta semana, conseguiu reverter, no Tribunal Regional Eleitoral-TRE, a decisão desfavorável.

“A paz do Senhor, pessoal! Hoje eu quero todo mundo no culto, tá bom? Hoje, Piratininga, o culto permanece. Nada é permanente. Tudo vai passar. Já já tudo vai ser esclarecido”.

Da deputada federal, pastora e cantora gospel, em áudio em que convoca fieis para participar da celebração evangélica que ela comanda em Niterói, Região Metropolitana do Rio.

últimas