ARTIGO

Dor nas costas durante o isolamento social: da prevenção ao tratamento

Dor nas costas durante o isolamento social: da prevenção ao tratamento

Por Dra. Erica C. S. Tazinaffo

Por Dra. Erica C. S. Tazinaffo

Publicada há 3 anos

A quarentena imposta pela pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2) levou a um aumento nos relatos de dor nas costas. O incômodo surge a partir de um conjunto de fatores – mas pode ser aliviado com mediadas simples.

O sedentarismo, comum na quarentena, a falta de movimentações enfraquece a musculatura que sustenta a coluna e globalmente (envolvendo todos os músculos do corpo) – as dores mais comuns são de origem muscular. Além disso, quem está trabalhando em casa nem sempre fica na melhor posição em termos de saúde corporal. “Sem falar na tensão e no estresse pelas incertezas do momento e no acúmulo de funções, incluindo os afazeres domésticos.

Entenda como amenizar o impacto desses fatores no corpo. Com a pandemia, muita gente se viu obrigada a cumprir expediente no próprio lar sem ter o aparato necessário para isso. “Para essas pessoas, o ideal é montar um canto que simule o escritório da melhor maneira possível.

A cadeira precisa ser confortável e oferecer algum apoio para a coluna lombar e, de preferência, para os braços. Quando estiver sentado nela, quadris e joelhos devem ficar em um ângulo de 90 graus. Se os pés não encostarem no chão, colocar um apoio para eles, uma pequena rampa. Deixar a tela do computador na altura dos olhos, para evitar que a cabeça fique curvada para baixo, o que tensiona o pescoço. Existem suportes para notebook capazes de ajudar nesse ajuste, adequado também em teclado e mouse que fiquem na mesa, na altura do cotovelo dobrado. Mesmo que já tenha essa estrutura, não é recomendado passar o dia sentado. Ou seja, levante a cada hora para dar uma caminhada pela casa e esticar as pernas. Isso vale inclusive para o tempo maratona de series e filmes. 

Se você ficar muito tempo na mesma posição, aumenta a pressão mecânica nos discos da coluna, que precisam de movimento. Ainda há o risco de encurtamento da musculatura, que também agrava a dor, agravando a dor, aumenta o stress emocional, gerando muito mais desconforte e dores. Procure praticar atividades físicas, relaxamentos da musculatura tensionada com bolsa de agua morna, alongamentos, uma boa alimentação.


Dra. Erica C. S. Tazinaffo

Fisioterapeuta / CREFITO 47/078-3

Socia- proprietária Clinica Bem Estar

Trabalha na Rede de Reabilitação Lucy Montoro de Fernandópolis-SP


últimas