NO SUPREMO

STF autoriza investigação contra Pinato e mais nove; deputado nega irregularidades

STF autoriza investigação contra Pinato e mais nove; deputado nega irregularidades

Deputado se defendeu e disse estar tranquilo sobre o andamento do processo

Deputado se defendeu e disse estar tranquilo sobre o andamento do processo

Publicada há 3 anos

Ministra Rosa Weber, que autorizou investigação contra parlamentares FOTO: Divulgação/STF

Da Redação

A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou investigação contra o deputado federal, Fausto Pinato (Progressistas) e outros oito deputados, além do senador Romário (Podemos-RJ). A publicação foi feita nesta terça-feira, 1º.

Segundo o Ministério Público Federal (MPF), uma empresa de publicidade formaria "uma unidade empresarial voltada para a prática de ilícitos, com a utilização de empresas de fachada e de ‘testas de ferro’, possuindo como sócios pessoas com padrão de vida simples", diz o texto encaminhado à ministra.

De acordo com a Procuradoria-Geral da República, a empresa emitia notas fiscais para amparar gastos com cota parlamentar. As notas supostamente irregulares foram emitidas entra janeiro de 2014 e junho de 2018.

Na decisão, Weber afirma que "o contexto alegadamente criminoso envolve a suspeita da prática de crimes funcionais, contra a Administração Pública Federal, durante o exercício dos mandatos de alguns dos investigados" e, por isso, o pedido de investigação foi aberta.

Pinato se defendeu das acusações e disse que está tranquilo “pois jamais contratei algo que não fosse dentro da lei”. “Ainda não tive conhecimento do teor da investigação, mas basta um olhar na matéria para concluir que certamente a citada empresa de mídia deve ter tido problemas e os parlamentares que utilizaram o serviço serão chamados para comprovar o serviço prestado. De minha parte estou tranquilo pois jamais contratei algo que não fosse dentro da lei”, disse Fausto.

Estão na lista de parlamentares investigados Sérgio Luiz Lacerda Brito, Carlos Henrique Amorim, Silas Câmara, Danilo Jorge de Barros Cabral, Benedita Souza da Silva Sampaio, Fábio de Almeida Reis, Hiran Manuel Gonçalves da Silva, Jéssica Rojas Sales, além dos senadores Romário de Souza Faria e Márcio Miguel Bittar.

últimas