FOGO

Incêndio na área da floresta estadual de Rio Preto dura dois dias

Incêndio na área da floresta estadual de Rio Preto dura dois dias

Área atingida, que no começo era de 300 hectares – o equivalente a 300 campos de futebol, agora chegou a 400 hectares

Área atingida, que no começo era de 300 hectares – o equivalente a 300 campos de futebol, agora chegou a 400 hectares

Publicada há 3 anos

Incêndio na área do antigo IPA em Rio Preto — Foto: Monize Poiani/TV TEM

Da Redação

O incêndio na área do antigo IPA (Instituto Penal Agrícola), onde fica a Floresta Estadual de São José do Rio Preto e a Estação Ecológica da Unesp, já dura praticamente dois dias. As chamas começaram no início da tarde de quarta-feira, 09.

Até as 7h desta sexta-feira, o incêndio já durava 40 horas. O incêndio chegou a ser controlado no início da madrugada de quarta-feira, mas na quinta-feira, 10, alguns focos retornaram e ainda são vistos no local.

A área atingida, que no começo era de 300 hectares – o equivalente a 300 campos de futebol, agora chegou a 400 hectares.

“Monitoramos a área total em 400 hectares de área queimada, parte nativa e pastagem, mas até agora de área nativa foram 160 hectares queimados. Devido ao longo período de estiagem, de cinco meses, este ano está tendo mais queimadas e a efetividade dela é mais forte”, afirma o capitão da Polícia Ambiental, Antônio Pilon.

A Defesa Civil, equipes do Corpo de Bombeiros, caminhões de usina da região, além de um avião e o helicóptero Águia ajudam no combate às chamas. A Defesa Civil e a Polícia Ambiental, inclusive, fazem desde maio o monitoramento do local para evitar incêndios.

A Polícia Ambiental investiga se esse incêndio, que é o maior dos últimos 12 anos no local, foi criminoso.

Chamas atingem antiga região do IPA em Rio Preto  — Foto: Arquivo Pessoal Chamas atingem antiga região do IPA em Rio Preto — Foto: Arquivo Pessoal

Resgate

Na manhã desta sexta-feira, 11, um jabuti foi encontrado em uma estrada de terra tentando fugir das chamas na Floresta Estadual. Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi até o local e recolheu o animal, que deve ser levado para o Bosque Municipal.


Fonte:G1

últimas