PANDEMIA

Governo de SP confirma 5ª semana seguida de queda de mortes por corona

Governo de SP confirma 5ª semana seguida de queda de mortes por corona

Indicadores de saúde apontam redução consistente de contágio, internações e óbitos provocados pela pandemia em todas as regiões do estado

Indicadores de saúde apontam redução consistente de contágio, internações e óbitos provocados pela pandemia em todas as regiões do estado

Publicada há 3 anos

O Governador do Estado de São Paulo, João Doria, em entrevista sobre as ações contra a covid-19 - Foto: Reprodução

Da Redação

O Governador João Doria anunciou nesta segunda-feira, 14, uma redução consistente de todos os indicadores de evolução da pandemia no estado de São Paulo. A média diária de mortes provocadas pelo coronavírus está em queda pela quinta semana consecutiva e chega ao menor patamar desde o final de maio.

"São Paulo conclui a quinta semana consecutiva em queda de óbitos pela primeira vez desde o início da pandemia, em março deste ano", afirmou Doria. "Evidentemente que lamentamos e nos solidarizamos com as famílias que perderam entes queridos para a COVID-19, mas estamos em queda", acrescentou.

De acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde, a média diária estadual de novas mortes por COVID-19 na última semana epidemiológica, entre 6 e 12 de setembro, ficou em 179 casos. Houve redução de 8,7% em relação ao período imediatamente anterior, de 30 de agosto a 5 de setembro. A média atual de óbitos por coronavírus também é a menor verificada desde meados de maio.

A média diária de internações em todo o estado também teve redução pela quinta semana seguida, com 1.303 registros, 8,2% a menos do que o verificado no período imediatamente anterior.

A média estadual de hospitalizações em decorrência da pandemia também é a mais baixa das últimas 18 semanas, o que permitiu que a taxa de ocupação de leitos de UTI para pacientes graves com coronavírus caísse a 51,1%. Este é o menor índice desde o início da pandemia, em março.

Os dados também apontam queda robusta de 27,2% na média diária de novos casos confirmados de COVID-19 em São Paulo. Foram registradas, em média, 5.372 infecções diária por coronavírus entre 6 e 12 de setembro, ante 7.380 na semana epidemiológica anterior. É a quarta semana seguida em que o contágio mostra refreamento em todo o estado.

As médias móveis regionais de casos, internações e mortes também confirmam a tendência estadual de controle da pandemia em São Paulo. Os registros da capital, Grande São Paulo, interior e Baixada Santista mostram registros diárias em queda há praticamente quatro semanas sucessivas.

Precaução redobrada

Apesar da melhora geral nos indicadores da pandemia, o Governador alertou para a necessidade de redobrar a precaução e evitar que as taxas de contágio do coronavírus voltem a subir. “São números que voltam a comprovar a queda sólida dos indicadores de São Paulo, mas isso não significa relaxamento às medidas da quarentena.” 

Doria reforçou que a situação ainda é de alerta em todas as regiões de São Paulo e pediu apoio da população ao distanciamento social, uso de máscaras e higiene pessoal. “Estamos em quarentena e devemos permanecer até a chegada da vacina que nos imunizará a todos e nos protegerá definitivamente.”


últimas