CELEBRIDADES

Justiça aceita denúncia de racismo contra YouTuber Julio Cocielo

Justiça aceita denúncia de racismo contra YouTuber Julio Cocielo

O crime é imprescritível e prevê pena de reclusão de dois a cinco anos, mais multa

O crime é imprescritível e prevê pena de reclusão de dois a cinco anos, mais multa

Publicada há 3 anos

Julio Cocielo foi denunciado por racismo - Foto: Reprodução

Da Redação

O youtuber e influenciador digital Júlio Cocielo virou réu acusado de racismo por causa de postagens feitas em redes sociais entre 2 de novembro de 2011 e 30 de junho de 2018.

Segundo a denúncia do Ministério Público de São Paulo — aceita no dia 8 de setembro deste ano pela juíza Cecilia Pinheiro da Fonseca, titular da 3ª Vara Criminal do Fórum Criminal da Barra Funda —, a maioria das postagens foi feita no Twitter.

O crime de racismo é imprescritível e prevê pena de de 2 a 5 anos de prisão.

Um dos comentários de maior repercussão foi feito em junho 2018. Na época, Cocielo disse que Kylian Mbappé, jogador de futebol francês, "conseguiria fazer arrastões top na praia". Após ser criticado pelos comentários e perder seguidores, Cocielo divulgou um vídeo pedindo desculpas (assista abaixo).

Cocielo ainda não tem advogado constituído no processo. Ele terá o prazo de 10 dias para apresentar defesa e possíveis testemunhas. O G1 tentou contato com o youtuber por celular e por e-mail, e aguarda retorno.

Discriminação e preconceito

A denúncia foi apresentada pela promotora Cristiana Steiner, que entendeu que "Cocielo praticou e incitou a discriminação e preconceito de cor por meio de comentários publicados em seu perfil no Twitter".

Após a repercussão de algumas das postagens, ele chegou a pedir desculpas públicas, em 2018, pelos comentários.

Em um dos comentários, o youtuber afirmou que “o Brasil seria mais lindo se não houvesse frescura com piadas racistas. Mas já que é proibido, a única solução é exterminar os negros".

Para a promotora, os comentários de Cocielo "reforçam os estereótipos contra os negros numa mídia de largo alcance, sua atividade profissional e sua fonte de renda, contribuindo de modo eficaz para a incitação e proliferação do racismo e de todas as suas consequências psíquicas, sociais, culturais, econômicas e políticas".

Comentário sobre Mbappé

Em outra postagem, em 2018, o youtuber fez comentários racistas sobre o jogador Kylian Mbappé, atacante da seleção francesa, afirmando que o atleta "conseguiria fazer arrastões top na praia".

Após ser criticado pelos comentários e perder seguidores, Cocielo divulgou um vídeo pedindo desculpas.

"Fiz um comentário muito zoado. Muito mal explicado", disse o dono do CanalCanalha. "Sem querer espalhei o ódio e acabei sendo uma pessoa que eu não sou", completou.

Após as críticas, Cocielo apagou a publicação, além de outros 50 mil tuítes e pediu desculpas. Mesmo assim, perdeu assinantes e campanhas publicitárias.

"Hoje eu leio tudo aquilo que eu postei e me sinto envergonhado. Foram coisas absurdas", disse Cocielo, sobre publicações antigas que também foram criticadas. "Aquele monte de merda que eu falei está muito distante de quem eu sou hoje."

"Eu aceito todas as consequências. Porque eu fui imaturo. Eu fui irresponsável. Eu era completamente diferente da pessoa que sou hoje", afirmou o youtuber após receber as críticas sobre as postagens.

Comentário de Júlio Cocielo sobre Mbappé foi criticado por internautas — Foto: Reprodução/TwitterComentário de Júlio Cocielo sobre Mbappé foi criticado por internautas — Foto: Reprodução/Twitter


Fonte: g1.globo.com



últimas