EDUCAÇÃO

Em Santa Fé do Sul, 84% dos pais de alunos não aprovam volta às aulas presenciais

Em Santa Fé do Sul, 84% dos pais de alunos não aprovam volta às aulas presenciais

Questionário foi elaborado para avaliar possível retorno das aulas presenciais no município

Questionário foi elaborado para avaliar possível retorno das aulas presenciais no município

Publicada há 3 anos

Sala de aula vazia por causa da pandemia de coronavírus — Foto: Michele Mendes

Da Redação

A Secretaria Municipal de Educação promoveu reuniões com representantes de Pais de alunos, equipe pedagógica, incluindo das Escolas Particulares, Escola Estadual, ETEC e o Conselho Municipal de Educação para discutir a possibilidade de retorno às aulas, após os 28 dias na Fase Amarela do Plano São Paulo de retomada, critério definido pela Secretaria Estadual de Educação. As reuniões contou com a presença da enfermeira da Vigilância Sanitária do Município Valéria Campoi que apresentou dados epidemiológico da COVID 19 no Município de Santa Fé do Sul e região.

Segundo o Secretário da Educação, Carlos Rogério Garcia, “as reuniões serviram para a elaboração e aplicação de um questionários com perguntas elementares, direcionadas aos pais e responsáveis pelos aluno, aos funcionários do setor administrativo da Secretaria de Educação e escolas particulares, com representantes das equipes pedagógicas (professores, coordenadores e diretores).” Carlinhos explicou que o objetivo do questionário é de obter embasamento sobre a possível retomada das aulas presenciais.

O questionário ficou disponibilizado no site da prefeitura e também enviados através de grupos de whatsapp, onde estão presentes estes representantes. Também foi disponíbilizado aos participantes os protocolos estabelecidos para a retomada das aulas, que indica a nova rotina das escolas, inclusive com o número máximo de alunos nas aulas presenciais no primeiro momento da possível retomada. A análise dos dados será feita nesta segunda feira (21). Até quinta-feira, 17, já haviam sido enviadas mais de 1.300 respostas pelos pais e ou responsáveis dos alunos.

Segundo a primeira análise, a Secretaria da Saúde e da Educação, observaram diante das respostas, que existem cerca de 140 crianças consideradas grupos de riscos, e estas não irão retornar as aulas presenciais, de acordo com o protocolo.

Respostas.

Tendo em vista o período de atividades remotas, não presenciais propostas pela escola, seu filho conseguiu participar?

Sim – 73,8%

Não – 3,2%

Parcialmente – 21,1%

Caso a Escola retorne presencialmente, seu filho voltará a frequentar o ano letivo de 2020?

Não – 84%

Sim – 15,4%

Em sua residência há pessoas com mais de 60 anos de idade, ou em grupo de risco?

Sim – 47,6%

Não – 52,4%

Você prefere que seu filho continue as aulas online, não presencial, no ano de 2020?

Sim - 85,1%

Não – 14,9%

Na sua casa teve algum caso confirmado de Covid 19?

Não tiveram nenhum caso – 89%

na residência Sim, nem precisou ficar internado – 9,2%

Teve caso e precisou ficar internado - 1%

Nesta primeira análise, a maioria de pais e responsáveis não aprovam a volta das aulas presenciais. Para definir a volta das aulas presenciais, ou não, outros elementos nortearão a decisão, como as considerações da Secretaria de Saúde. Até terça feira haverá uma decisão sobre o tema em Santa Fé do Sul.


Fonte: www.informamais.com.br

últimas