LAVA JATO

Gilmar Mendes suspende investigações contra secretário de Doria

Gilmar Mendes suspende investigações contra secretário de Doria

Alexandre Baldy está afastado do governo enquanto é investigado

Alexandre Baldy está afastado do governo enquanto é investigado

Publicada há 3 anos

O secretário licenciado dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy - Divulgação - 23.mar.20/Governo de São Paulo

Da Redação

O secretário licenciado dos Transportes Metropolitanos do governo João Doria (PSDB), Alexandre Baldy, teve suspensas nesta quarta-feira, 23, duas ações penais contra ele no âmbito da Operação Lava Jato.

A decisão do ministro Gilmar Mendes, do STF, aponta indícios de que o juiz Marcelo Bretas, responsável pela Lava Jato no Rio de Janeiro, não deveria ser o responsável por conduzir os casos.

O colegiado do STF deve analisar se aceita o pedido de Baldy em remeter o caso à Justiça Eleitoral de Goiás. A investigação aponta envolvimento de ambos na intermediação da liberação de pagamentos para a organização social (OS) Pró-Saúde, que geria o Hospital de Urgência da Região Sudoeste (Hurso), em Goiás, entre 2010 e 2017. Com o atraso de pagamentos, Baldy e Rodrigo, segundo os investigadores, usaram da influência do secretário, que era Secretário de Comércio do Estado de Goiás, para que a OS recebesse os pagamentos.

A expectativa no STF e entre os advogados é que o processo seja julgado pela Segunda Turma da corte, que tem imposto uma série de derrotas à Lava Jato.

Baldy não foi exonerado pelo governador João Doria e está licenciado do cargo.


*Matéria atualizada às 21h06

últimas