INCLUSÃO

SP lança ação de apoio à inclusão digital da população de baixa renda acima de 50 anos

SP lança ação de apoio à inclusão digital da população de baixa renda acima de 50 anos

Projeto ‘Longevidade’, promove a inclusão produtiva e digital

Projeto ‘Longevidade’, promove a inclusão produtiva e digital

Publicada há 3 anos

Da Redação

O Governador João Doria anunciou nesta quinta-feira (1º), Dia Internacional do Idoso, o lançamento do projeto ‘Longevidade’, que promove a inclusão produtiva e digital para a população de baixa renda acima de 50 anos. Em evento, realizado no Palácio dos Bandeirantes, também foram entregues 11 novos Centros de Convivência do Idoso (CCI) e concedidos a 27 municípios o selo “SP Amigo do Idoso”.

“É um dia de conscientização e de renovar o respeito pelas pessoas com mais de 60 anos. Vamos conjugar juventude com experiência, maturidade com iniciativa, e é exatamente isso que confere o programa que hoje foi organizado para celebrar o Dia Internacional do Idoso”, afirmou Doria.

De acordo com o IBGE, o número de idosos maiores de 60 anos deve chegar a 25% da população brasileira até 2060. Ou seja, uma a cada quatro pessoas no país será idosa. Atualmente, 13% da população no Brasil tem mais de 60 anos. Em São Paulo, estima-se que em 2030 haverá mais idosos do que crianças até 14 anos. Já em 2050, a previsão é que haverá o dobro de idosos em comparação com o número de crianças.

“Com o lançamento deste projeto, já estamos endereçando um cenário previsto pelas instituições de pesquisa populacional. O projeto Longevidade prevê ações preparatórias e preventivas para garantir a longevidade ativa e produtiva economicamente”, comentou a Secretária de Desenvolvimento Social, Célia Parnes.

O projeto ‘Longevidade’ foi baseado em cinco principais pilares:

– Mobilidade Social – com ações que asseguram a dignidade dos idosos por meio dos direitos e necessidades socioassistenciais, financeiras e físicas;

– Inclusão Produtiva – com ações que permitam o engajamento dos idosos nas atividades de desenvolvimento econômico (trabalhos formal, informal e voluntário);

– Educação Continuada – com ações que proporcionam oportunidades de aprendizagens diversas durante todo o curso da vida;

– Tecnologia – com ações que asseguram a inclusão digital dos idosos;

– Saúde & Bem Estar – com ações que previnam e reduzam os fatores de risco das doenças crônicas e da mortalidade prematura.

Webinário da Longevidade

Como parte da comemoração do Dia Internacional do Idoso, a Secretaria de Desenvolvimento Social realizará entre os dias 6 e 29 de outubro o Webinário da Longevidade, com transmissão pelo YouTube no canal oficial da Pasta: https://www.youtube.com/socialsaopaulo/.

Na abertura do webinário, a Secretária Célia Parnes receberá o empresário Abilio Diniz, fundador do Grupo Pão de Açúcar e atual presidente do Conselho de Administração da Península Participações, para debater a relevância da temática e estimular a participação da sociedade.

A programação completa está disponível no site da Secretaria: https://www.desenvolvimentosocial.sp.gov.br/programacao-do-webinario-da-longevidade/.

Programa SP Amigo do Idoso

Lançado em 2012, o programa SP Amigo do Idoso tem o objetivo de executar ações efetivas e integradas, fortalecendo o papel social do idoso e contribuindo para uma postura mais ativa e saudável diante do envelhecimento.

O SP Amigo do Idoso propõe ações intersecretariais voltadas à proteção, educação, saúde e a participação da população idosa do Estado. A iniciativa conta com o envolvimento de 11 Secretarias de Estado e o Fundo Social de São Paulo (FUSSP), sob a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Social.

Os Centros de Convivência do Idoso (CCI) integram o programa SP Amigo do Idoso e são espaços de socialização para evitar o isolamento da pessoa da Terceira Idade. Os frequentadores dos CCIs têm a possibilidade de despertar para novas habilidades por meios de atividades socioeducativas, culturais e de lazer, garantindo aos usuários a segurança de acolhida, o desenvolvimento da autonomia individual e a viabilidade de convívio familiar e comunitário.

Relação dos novos Centros de Convivência do Idoso

CCI Mirassolândia, CCI Nova Campina, CCI Oscar Bressane, CCI Palmeira D’Oeste, CCI Santa Clara D’Oeste, CCI Santa Cruz do Rio Pardo, CCI São João do Pau D’Alho, CCI São José do Barreiro, CCI Turmalina, CCI Torrinha e CCI Areiopolis.

Relação dos selos ‘SP Amigo do Idoso’ entregues às 27 cidades

Aguaí, Cajamar, Capão Bonito, Catiguá, Diadema, Divinolândia, Espírito Santo do Pinhal, Estiva Gerbi, Francisco Morato, Franco da Rocha, Guarulhos, Irapuru, Itariri, Marília, Mauá, Mogi Mirim, Mongaguá, Nipoã, Ourinhos, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Santa Cruz das Palmeiras, Santo André, Santo Antônio do Jardim, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul e São João da Boa Vista.


Fonte:www.saopaulo.sp.gov.br



últimas