CALOR

Temperaturas estão 7ºC acima da média para essa época do ano em Fernandópolis

Temperaturas estão 7ºC acima da média para essa época do ano em Fernandópolis

Outubro registra historicamente as maiores temperaturas do ano o município

Outubro registra historicamente as maiores temperaturas do ano o município

Publicada há 3 anos

Gustavo Jesus

A forte onda de calor virou tema número das rodas de conversa nos últimos 10 dias em Fernandópolis e região. Se no geral falar sobre o tempo é “falta de assunto”, desta vez as temperaturas na casa dos 40ºC são uma justificativa plausível na hora de puxar assunto.

As altas temperaturas registradas em 2020 são em média 7ºC acima do normal para este período do ano. Segundo o site Weather Spark, que compila dados meteorológicos de mais de 150 mil cidades ao redor do planeta, em outubro a média de temperatura máxima em Fernandópolis está na casa dos 33ºC.

Apesar de estarmos na primavera, quando alguém, naquela conversa hipotética sobre o clima do primeiro parágrafo desta matéria disser a clássica frase “e olha que nem chegou o verão ainda”, conteste.

O período entre 29 de agosto a 16 de novembro é, historicamente, a época mais quente do ano em Fernandópolis. A temperatura máxima média nestes meses é cerca de 3ºC mais alta do que no verão. Considerando os dados observados a estação seca dura de 2 de abril a 24 de outubro.

Também considerando os dados históricos, O dia mais quente do ano é 15 de outubro, cuja temperatura máxima média é de 33 °C e a mínima média é de 21 °C.

Fernandópolis tem variação sazonal extrema na sensação de umidade. Enquanto em janeiro e fevereiro a umidade tende a passar dos 90%, no período quente e seco, como o que estamos vivendo, o nível de umidade do ar permanece abaixo dos 15%. 

últimas