SICREDI

Programa de formação capacita jovens líderes do cooperativismo

Programa de formação capacita jovens líderes do cooperativismo

Encontros online desenvolvidos pela Central Sicredi PR/SP/RJ proporcionaram troca de experiências com colaboradores das cooperativas, além incentivar soluções para as comunidades

Encontros online desenvolvidos pela Central Sicredi PR/SP/RJ proporcionaram troca de experiências com colaboradores das cooperativas, além incentivar soluções para as comunidades

Publicada há 3 anos

Encontro online desenvolvido pela Central Sicredi - Foto: Divulgação

Da Redação

A inclusão de jovens nas instituições financeiras cooperativas é um desafio global e nos últimos anos o Sicredi tem promovido iniciativas para aproximar as novas gerações do setor. Em 2020, o programa de desenvolvimento de lideranças cooperativistas reuniu jovens de 21 cooperativas nos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, que já possuem o Comitê Jovem implantado, com objetivo de promover a formação contínua e a troca de experiências entre os participantes e colaboradores do Sicredi.

Realizado de forma online, o programa também promoveu atividades junto aos jovens que ajudam a explorar competências individuais necessárias, inclusive em momentos de transformações, como as impostas pela Covid-19. O projeto ainda incentivou os participantes a planejar o futuro cooperativista no Brasil, além de desafiar os futuros líderes a implantar as soluções desenvolvidas nas regiões onde as cooperativas atuam.

"Quanto mais preparados nós, jovens, estivermos, melhor o futuro que a gente vai projetar e aos poucos construir. É muito interessante o Sicredi ter essa visão e essa preocupação. Nada melhor do que orientar, apoiar e ajudar para que os jovens possam traçar o melhor caminho possível, não somente da liderança, mas na vida em sociedade, nas comunidades, principalmente voltado à cooperação", analisou a integrante do Comitê Jovem e participante do projeto, Luiza Dognan.

Para capacitar os jovens, os encontros contaram com a orientação de colaboradores das cooperativas que fazem parte da Central Sicredi PR/SP/RJ. "Estar em contato e trocar conhecimento com os jovens foi uma oportunidade muito gratificante. Eles têm muito potencial para contribuir com o cooperativismo. Por meio da aproximação com as novas gerações, garantiremos a perenidade e a sustentabilidade do empreendimento colaborativo, que são as cooperativas", afirmou um dos mentores no projeto e diretor executivo da Sicredi Planalto das Águas PR/SP, Valmir Dzivielevski.

Em três encontros, o diretor executivo compartilhou sua trajetória profissional no Sicredi e orientou a solução financeira idealizada pelos jovens durante as reuniões. Na ocasião, os participantes identificaram, por meio de pesquisas, que muitos jovens estão inadimplentes. Com isso, sugeriram o desenvolvimento de um aplicativo com dicas de educação financeira e conteúdo dinâmico com vídeos, além de uma avaliação financeira para identificar o perfil investidor e disponibilidade de acesso ao gerente da conta, objetivando estreitar ainda mais o relacionamento com a instituição financeira cooperativa.

"Para que a juventude não sofra com a inadimplência, é necessário criar ferramentas que proporcionem maior interação e tragam maior equilíbrio em suas finanças. Para isso, o planejamento financeiro ainda é a melhor saída", finalizou o líder do Comitê Jovem e coordenador de núcleo da Sicredi Paranapanema PR/SP, Guilherme Fernandes de Melo.


Fonte: Assessoria de Imprensa - Sicredi

últimas