MISTÉRIO?

Após 7 meses de pandemia, São Thomé das Letras continua sem registrar casos de Covid-19

Após 7 meses de pandemia, São Thomé das Letras continua sem registrar casos de Covid-19

Apenas 6 cidades brasileiras ainda não constataram casos positivos de Coronavírus

Apenas 6 cidades brasileiras ainda não constataram casos positivos de Coronavírus

Publicada há 6 dias

Portal na entrada da cidade onde barreiras sanitárias são montadas. Foto: Divulgação P.M. de São Thomé das Letras

Da Redação

A pandemia de Covid-19 já dura praticamente sete meses; o primeiro registro de um caso positivo no Brasil seis meses e ainda há no país seis municípios que não possuem um único caso positivo sequer.

Desses, quatro estão situados em território mineiro (Botumirim, Cedro do Abaeté, Pedro Teixeira, São Thomé das Letras), sendo este último considerado um caso intrigante por envolver um dos principais pontos turísticos do Estado mineiro.

Porém o sucesso na contenção do vírus é decorrente de várias ações públicas implantadas pela Prefeitura e adotadas pela população.

Em reportagem veiculada no site www.g1.globo.com, de autoria de Cristiane Leite, Márcia La Marca e Carine Tavares há informações de que os turistas foram proibidos de entrar na cidade em março. A Prefeitura também instalou barreiras sanitárias, que funcionam 24 horas por dia, nas entradas que dão acesso ao município. A reabertura foi parar na Justiça e, nesta quinta-feira (15), uma nova decisão determinou que a cidade volte a receber turistas.

"A cidade só pode receber 20% da capacidade de leitos disponível no município. Aqui na cidade não possuímos hospital. Apenas essa UBS, que é uma unidade de atendimento básica. Não temos leito de UTI, respirador, não temos. A gente tem apenas um respirador para apenas transporte do paciente", disse a coordenadora de Vigilância de Saúde da cidade.

Segundo o infectologista Unaí Tupinambás, professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), as características físicas e demográficas desses lugares e as ações tomadas pelos governantes acabam evitando o registro de casos.

Segundo Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais, divulgado na sexta-feira, 16, elas são as únicas cidades ainda livres do novo Coronavírus.

No Estado confirmou 3.031 novos casos e 78 mortes pela COVID-19, em 24 horas, e totaliza 331.433 casos e 8.345 mortes. As mortes pelo novo Coronavírus foram registradas em 638 municípios mineiros.

As outras duas cidades zeradas em casos de Covid-19 são Laranjal (PR) e Cerro Branco (RS).

últimas