ELEIÇÕES 2020

Macarrão fora da disputa eleitoral. Priscilla, sua filha, assume candidatura à prefeita

Macarrão fora da disputa eleitoral. Priscilla, sua filha, assume candidatura à prefeita

E mais! Candidatos fernandopolenses farão dois debates públicos

E mais! Candidatos fernandopolenses farão dois debates públicos

Publicada há 3 anos

Macarrão fora da disputa eleitoral. Priscilla, sua filha, assume candidatura à prefeita

A agora candidata Priscilla Prado junto à mãe Vera e ao pai Antônio Macarrão. Foto: Reprodução/Facebook

Não chegou a ser uma surpresa absoluta porque tal substituição já era aventada há tempos, em decorrência de pendengas judiciais envolvendo o ex-prefeito Antônio Carlos Macarrão do Prado, mas adveio em momento em que ainda poderia ser protelada, tal como ocorre em Estrela d´Oeste, onde o ex-prefeito e recandidato Pedro Itiro mantém-se resiliente na disputa apesar de decisão contrária da Justiça Eleitoral.

Pois desde quarta, 21, Macarrão não editará a esperadíssima disputa com Márcio Castrequini Borges pela Prefeitura mira-estrelense. Em seu lugar, cautelarmente, ascendeu Priscilla Cobacho Prado, sua filha, que reedita - e mantém a parceria com Milton do Lin no cargo de vice.

A ação reabre todas as projeções até agora consolidadas e reascende a disputa política no turístico município envolvendo, agora, contentores que outrora foram aliados.

Candidatos farão dois debates: um em Rio Preto e outro em Fernandópolis

Os três concorrentes estarão participando de dois ciclos de debates. Arte: Jornal O Extra.net

As eleições em Fernandópolis terão uma novidade – além do calendário que foi alterado por causa da pandemia do coronavírus -, neste ano. Por iniciativa do LIDE Noroeste Paulista e da ACIF (Associação Comercial e Industrial de Fernandópolis) serão realizados debates entre os prefeituráveis André Pessuto, Henri Dias e Renato Colombano.

Prática comum nos grandes centros, mas que foi cancelado pelas grandes redes de televisão neste ano, a iniciativa é, se não inédita, certamente trará um fator diferente para o pleito.

O primeiro encontro será o do LIDE que está marcado para esta quinta-feira, 22, na Unilago, em São José do Rio Preto. Marcado de última hora, o debate de Fernandópolis não aparece ainda na agenda oficial associação de empresários, que realizará debates com candidatos de várias cidades da região.

O debate da ACIF será realizado no dia 5 de novembro, com início previsto para as 19h. "Os debates fazem parte do processo de escolha dos eleitores e a intenção do evento é que os candidatos apresentem suas propostas para o desenvolvimento do município", diz comunicado da entidade.

- Retomando gradativamente! Após seis meses do anúncio da quarentena, 68% dos lojistas relataram um aumento nas vendas. Datas sazonais, como Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais e Dia das Crianças contribuíram para a retomada do comércio. A comparação foi feita em relação ao início isolamento social, que ocorreu em março deste ano, de acordo com pesquisa da FCDLESP (Federação das Câmaras dos Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo). Para os lojistas, o setor mais beneficiado foi o de eletrônicos (59,1%), seguido pelo de beleza e cuidado pessoal (22,7%). Além disso, os setores de vestuário e calçados (13,6%) e o de brinquedos (4,5%) acompanharam o levantamento, ocupando o terceiro e quarto lugares, respectivamente. 

- Disputa acirrada! Informações provinda do município indicam um acirramento da disputa pelos votos dos indiaporãenses. Com três candidaturas e sem a participação direta do "Clã Rocha", que domina a cidade e o distrito de Tupinambá há anos (somente interrompido pelo governo Fernando Boi), há a promessa de mais uma emocionante contagem de votos, com a vitória se definindo somente na reta final. Estão no páreo Aderito da Silva, Bernadete Sponquiado e Cristina Arantes.

21 de outubro é o 294º dia do ano no calendário gregoriano (295.º em anos bissextos). Faltam 71 para acabar o ano. É o Dia Internacional da Maça e Nacional do Despachante Público, do Ecumenismo, da Iluminação e da Alimentação Escolar.

Acontecimentos:

1097 — Os cruzados liderados por Godofredo de Bulhão, Boemundo de Taranto e Raimundo IV de Toulouse, iniciam o Cerco de Antioquia.

1512 — Martinho Lutero ingressa na faculdade de teologia da Universidade de Wittenberg.

1520 - Fernão de Magalhães descobre um estreito agora conhecido como Estreito de Magalhães.

1824 — O cimento Portland é patenteado.

1838 — Criação do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, que contou com o patronato do imperador Dom Pedro II.

1879 — Thomas Edison solicita uma patente para seu projeto de uma lâmpada incandescente.

1960 — É lançado o HMS Dreadnought (S101), o primeiro submarino de propulsão nuclear da Marinha do Reino Unido.

1984 — Ditadura Militar: uma explosão ocorreu em um comitê da Aliança Democrática, em Porto Alegre, no da campanha presidencial que daria início à abertura política. Tancredo Neves minimizou o fato.

2008 — É lançado o sistema operacional móvel Android.

Nascimentos:

1581 — Domenico Zampieri, pintor italiano (m. 1641).

1675 — Higashiyama, imperador do Japão (m. 1710).

1833 — Alfred Nobel, químico sueco (m. 1896).

1876 — Madre Francisca Peeters, religiosa católica e educadora belga (m. 1973).

1929 — Walter Hugo Khouri, cineasta brasileiro (m. 2003). Em foto de Arquivo do Acervo do O Globo, o cineasta junto à atriz Vera Fischer

1949 - Benjamin Netanyahu, político israelense.

1964 — Marisa Orth, atriz brasileira.

1980 — Kim Kardashian, atriz, modelo e socialite norte-americana.

Falecimentos:

1422 — Carlos VI de França (n. 1368).

1889 — Visconde de Mauá, industrial e político brasileiro. (n. 1813).

2003 — Elliott Smith, músico norte-americano (n. 1969).

2006 — Waldemar Lopes, poeta brasileiro (n. 1911).

"Já mandei cancelar, o presidente sou eu, não abro mão da minha autoridade (...) Até porque estaria comprando uma vacina que ninguém está interessado nela, a não ser nós".

Do presidente, cancelando a aquisição de cerca de 46 milhões de doses da vacina da Coronavac, de procedência chinesa em parceria com o Instituto Butantan e firmada pelo Ministério da Saúde na terça-feira, 20.

últimas