ARTIGO

Pilates Clínico

Pilates Clínico

Por Dra. Érica C. S. Tazinaffo

Por Dra. Érica C. S. Tazinaffo

Publicada há 1 mês

Através do Pilates Clínico, o aluno (paciente) se torna consciente de sua postura corporal, corrigindo possíveis hábitos incorretos do dia a dia. Nenhuma modalidade de Pilates foca a hipertrofia, no caso clínico o objetivo é investir na prevenção e reabilitação de lesões. Alterações no equilíbrio e movimento normais do corpo bem como alterações no recrutamento muscular podem ser corrigidas através da técnica. Dessa forma, é possível evitar o surgimento de dores crônicas futuras, especialmente na coluna vertebral.

Antes de começar a praticar a técnica, o aluno deve passar por uma avaliação específica realizada pelo fisioterapeuta acompanhante. Com base nos resultados avaliados, um programa de exercícios será montado individualmente para cada aluno, de acordo com suas necessidades, ritmo e limitações. A quantidade de aulas realizadas semanalmente também vai depender dos resultados da avaliação inicial.

Principais benefícios do Pilates Clínico – Prevenção ao aparecimento de lesões;– Melhora da postura corporal, da força e da resistência muscular;– Alivia tensões, fadigas e dores articulares e musculares;– No caso de lesões é eficaz no processo de reabilitação;– Atua no tratamento de disfunções do pavimento pélvico;– Auxilia na recuperação da mulher no pós-parto;– A melhora do condicionamento físico ajuda na execução de outros exercícios físicos;– Reduz riscos de quedas.

O Pilates Clínico é, portanto, essencial no caso de pacientes com necessidades especiais, apresentando indicações específicas de reabilitação, reequilíbrio e fortalecimento do sistema músculo-esquelético, a fim de que seu corpo retorne ao quadro de funcionalidade normal.


Dra. Érica C. S. Tazinaffo

Fisioterapeuta/CREFITO 47/078-3

- Socia/proprietária Clínica Bem Estar.

- Trabalha na Rede de Reabilitação Lucy Montoro Fernandópolis.


últimas