COMPENSA?

Debate entre candidatos fracassa em Jales; em Fernandópolis deve seguir idêntico caminho

Debate entre candidatos fracassa em Jales; em Fernandópolis deve seguir idêntico caminho

Assessoria de Pessuto estuda viabilidade de não participação do candidato

Assessoria de Pessuto estuda viabilidade de não participação do candidato

Publicada há 3 anos

Luis Henrique falta e debate entre candidatos fracassa em Jales

Os candidatos Especiato e Santana: entre eles, a ausência de Luis Henrique. Foto: Divulgação/Blog do Cardosinho

A expectativa era enorme, assim como o era os números: transmissão por quatro emissoras de rádio; 12 páginas de Facebook de órgão oficiais de Imprensa, além da retransmissão através de incontáveis páginas pessoais de políticos e assessores. Porém o resultado não correspondeu ao esperado.

Muito por conta da ausência do candidato Luis Henrique (PSDB), coligado na majoritária com coligação os partidos PODE, DEM, PSD, REPUBLICANOS, PP, MDB e PSL, que não participou do evento promovido na noite de quinta, 29, pela Associação Comercial e Industrial de Jales (ACIJ).

Restou um dueto entre Ailton Santana, do PV, e o petista Luis Especiato, triste final para um dos capítulos mais aguardados desta eleição em Jales.

E caminho similar trilha o evento programado pela associação de Fernandópolis

André, Henri e Colombano: debates até agora não surtiram efeito desejado. Arte: Jornal O Extra.net

Programado para a quinta, 05, há forte tendência de que o embate não ocorra. Ou, na melhor das hipóteses, aconteça sem a presença de um deles, provocando um naufrágio no evento.

A decisão oficial ainda não foi tomada, mas pelas ações mais recentes de seus adversários nos ambientes virtuais e físicos, com abundância – e contundência – de críticas, justifica-se eventual ausência de Pessuto, caso venha a ser ratificada.

E há três motivos básicos (além do clima belicoso), a embasar seu posicionamento:

Primeiro. O primeiro “debate” da Acif, promovido entre os dias 30 de Setembro e 02 de Outubro, não empolgou e não emplacou, com um formato muito criticado; após veio o encampado pelo poderoso Lide, através do braço rio-pretense e ocorrido no último dia 22, que também não foi um sucesso retumbante, com picos de 382 expectadores, somatizados os números do Youtube (242) e do Facebook (142), às 14h49. Às 14h43 eram 296 internautas também somando ambos os canais.

Segundo. Assessores de André questionam o tempo de campanha a ser destinado exclusivamente aos preparativos para o debate, além do próprio evento em si. Afirmam que é necessário, no mínimo, dedicação integral por um dia, afastando-o das atividades de campanha rotineiras, o que, face à repercussão, não compensa.

Terceiro. A dada, muito próxima ao término da campanha e decidida após o recandidato praticamente fechar a totalidade da agenda eleitoral.

A princípio e aparentemente, Henri Dias e Renato Colombano concordam com as regras e datas e devem participar do evento. Se ocorrer, é claro!

O maior desemprego da história do Brasil

Carteiras de Trabalho empilhadas: recordes negativos sucessivos. Imagem: Ilustração

Se você ainda não acredita nos índices oficiais, saia da comodidade de sua casinha e dê um pulo nas principais vias de cidades de maior porte, tipo em Rio Preto, Ribeirão, Campinas, São Paulo... O cenário está ficando desolador e chegar por aqui parece ser questão de tempo.

Bem, aos números!

O país teve em três meses mais 1,1 milhão de desempregados adicionados, sendo que no prazo anual foram fechados 12 milhões de postos de trabalho.

Com esses novos desafortunados, já são 13,8 milhões de brasileiros sem emprego, o que corresponde a uma taxa de 14,4%, um recorde histórico registrado desde o início das apurações realizadas pelo IBGE em 2012.

A população ocupada no Brasil encolheu 5% em 3 meses, recuando para 81,7 milhões, nova mínima histórica da série. O número representa uma redução de 4,3 milhões pessoas em relação ao trimestre encerrado.

Há! A taxa dos “desalentados”, aqui compreendidos aqueles que já desistiram de buscar emprego e que futuramente pode tentar voltar ao mercado de trabalho está em 5,9 milhões de brasileiros. Mais um recorde!

Apesar disso, Setembro foi positivo, no Brasil e em Fernandópolis

Embora o cenário ainda seja desolador, Setembro fechou com índices de empregabilidade positivos, segundo o Caged, órgão do Ministério do Trabalho.

A economia brasileira criou 313.564 empregos com carteira assinada com 1.379.509 contratações e 1.065.945 demissões. É o melhor saldo para o mês desde 1992.

Por aqui foram admitidos 455 trabalhadores com carteira registrada e foram desligados 399. O saldo foi de 56 postos de trabalho. No acumulado do ano - Janeiro a Setembro -, o saldo ainda se mantém negativo, mas vem caindo mês a mês. Eram 132 em Julho, 80 em Agosto e agora 45, fruto de 4.611 admissões e 4.656 demissões.

Comparativamente, em Votuporanga foram criadas 1.041 vagas formais e perdidas 771, resultando em saldo positivo de 270 empregos. No ano o município tem 7.960 admissões e 7.834 desligamentos, com resultante de +126 postos.

É... O rombo não provém somente da pandemia. Os dois anos de queda do PIB – 2015 e 2016 – ainda influenciam muito.

Pinato na disputa política em 143 municípios

O deputado federal durante evento de campanha em 2018. Foto: Arquivo Jornal O Extra.net

Nuns ele está na disputa majoritária, encabeçando ou circundando as coligações; em outras atuando em chapas que disputam os Legislativos Municipais; em outras peculiares situações, como a de Fernandópolis por exemplo, está em ambas frentes: apoiando candidatos ao Executivo e ao Legislativo, simultaneamente.

Eis a atual posição do federal Fausto Pinato que atua em 143 colégios eleitorais estado afora neste pleito municipal de 2020, com objetivo de formar o que ele denomina de “Cinturão Azul”, numa clara alusão ao seu partido – o Progressista -, preparando-o para 2022, quando voltará a concorrer nas urnas, com vistas não somente a sua reeleição na Câmara Federal, mas também fortalecendo-se para as disputas dos governos estadual e federal.

Atuando publicamente ou nos bastidores, Pinato lista várias cidades próximas a Fernandópolis onde emplacou candidatos do próprio partido (Alex em Ouroeste, Missena em Tanabi, Dr. Elton em Palmeira D´Oeste, por exemplo); outras distam um pouco mais de sua cidade natal (tal como Catanduva e Araçatuba), além de várias outras em que integra coligações com o PSDB ou o DEM (como em Jales, Fernandópolis, Votuporanga, Jales e Santa Fé).

Discursando como um dos líderes do governo Bolsonaro, Fausto ainda tem outra aposta no bolso: após as eleições e depois da pandemia, as Prefeituras da região vão precisar ainda mais do governo federal, principalmente na área da Saúde, aposta.

O “tesourão” de Flá Prandi: é só passar as chaves

Flá Prandi adotou medidas austeras e que praticamente encerram seu ciclo de governante. Foto: Divulgação P.M. Jales

Difícil mensurar, quatro anos atrás, que Jales, regada à euforia da candidatura única e de consenso municipal, chegaria a situação atual, com administrações presente e passadas envolvidas em denúncias (até com familiar do alcaide implicado) e, agora, com severíssimas restrições financeiras aplicadas desde este sábado, 31.

Para começar, nenhum empenho, a qualquer título sob qualquer das modalidades, poderá ser realizado à partir de 30 de novembro; todos os investimentos, exceto aqueles de obras vinculadas a convênios, estão suspensos; até despesas como água, luz, telefone, correios, combustível, somente deverão ser realizadas no estrito limite da necessidade.

Até viagens do chefe do Executivo foram atingidas e há a previsão (não se sabe como) de redução de 80% das despesas com manutenção de automóveis, ônibus, caminhões, máquinas e equipamentos.

Nomeações e novas contratações, obviamente, acabaram.

- Demanda ainda reprimida

Dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) mostram que as usinas do centro-sul do país possuem estocados 11,85 bilhões de litros de etanol. O volume, relativo à primeira quinzena do mês, é recorde para a época – 11% acima do registrado no mesmo período de 2019 -, sendo que o Estado de SP responde por 4,4 bilhões do total.

Juiz Pelarin de volta

O ex-juiz local e atual diretor da Vara da Infância e Juventude de Rio Preto divulgou vídeo para pais que possuem filhos matriculados e que não estão acompanhando regularmente as aulas virtuais. Ele informou que os responsáveis estão sujeitos à multa no valor de 3 a 20 salários mínimos. A motivação foi uma denúncia da Escola Estadual Pio X.

Plis Telecon em alta

A empresa foi confirmada como a contratada para alocar mais 10 câmeras inteligentes para fiscalização de placas de veículos em Fernandópolis. A verba vem do Ministério da Justiça, sendo que mais 12 câmeras também serão integradas ao sistema de videomonitoramento.

STJ manda prefeito reassumir

O prefeito afastado de Álvares Florence, Calimerio Luiz Sales deve terminar seu segundo mandato à frente do Executivo Municipal. O Superior Tribunal de Justiça (STJ) suspendeu a decisão do Tribunal de Justiça de SP e determinou a reassunção de Sales.

“Então, querido governador de São Paulo, você sabe que sou apaixonado por você, sabe disso. Poxa, fica difícil, né? E outra coisa: ninguém vai tomar tua vacina na marra, não, tá ok? Procura outra. E eu, que sou governo, não vai comprar sua vacina também não. Procura outro pra pagar sua vacina”.Em mais um ataque ao governador de São Paulo, João Doria, o presidente criticou a obrigatoriedade da vacina contra Covid-19, diz que não paga o imunizante produzido em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac e ameaça (depois desiste) privatizar o SUS. Tudo e muito mais em sua tradicional live das noites de quintas-feiras.

31 de outubro é o 304.º dia do ano no calendário gregoriano (305.º em anos bissextos). Faltam 61 para acabar o ano. É o Dia Mundial da Poupança, Dia Nacional do Saci e da Dona de Casa.

Acontecimentos:

1517 — Reforma Protestante: Martinho Lutero publica suas 95 Teses na porta da igreja do Castelo de Wittenberg.

1793 — Execução de líderes girondinos durante a Revolução Francesa.

1803 — Estados Unidos compram oficialmente o território de Luisiana.

1940 — Segunda Guerra Mundial: a Batalha da Grã-Bretanha termina: o Reino Unido impede uma possível invasão alemã.

1942 — O Papa Pio XII efetua um ato solene de consagração do mundo ao Imaculado Coração de Maria.

1984 — A primeira-ministra indiana Indira Gandhi é assassinada por dois guardas de segurança siques. Houve tumultos em Nova Deli e em outras cidades e cerca de 3 000 siques foram mortos.

1996 — Voo TAM 402 cai em São Paulo, no Jabaquara, matando 96 pessoas a bordo e três moradores do município.

2000 — Lançamento da Soyuz TM-31, levando a primeira tripulação residente para a Estação Espacial Internacional.

Nascimentos:

1291 — Philippe de Vitry, compositor e poeta francês (m. 1361).

1705 — Papa Clemente XIV (m. 1774).

1711 — Laura Bassi, física italiana (m. 1778).

1835 — Adolf von Baeyer, químico alemão (m. 1917).

1902 — Carlos Drummond de Andrade, poeta, contista e cronista brasileiro (m. 1987).

1962 - Dunga, futebolista e treinador brasileiro de futebol.

1967 - Vanilla Ice, rapper norte-americano.

Falecimentos:

994 — Wolfgang de Ratisbona, bispo e santo alemão (n. 924).

1984 — Indira Gandhi, política indiana (n. 1917).

1993 - Federico Fellini, cineasta italiano (n. 1920).

O diretor de “A estrada da vida” (1954), “Noites de Cabíria” (1957), “A Doce Vida” (1960)

 

últimas