LIÇÕES

Formiguinhas: projeto baseado no esporte ensina cidadania em Fernandópolis

Formiguinhas: projeto baseado no esporte ensina cidadania em Fernandópolis

São atendidos cerca de 50 alunos, entre crianças e adolescentes; ex-jogador do Santos e da seleção brasileira, Maurinho, é padrinho do projeto

São atendidos cerca de 50 alunos, entre crianças e adolescentes; ex-jogador do Santos e da seleção brasileira, Maurinho, é padrinho do projeto

Publicada há 3 anos

Breno Guarnieri

O projeto Formiguinhas criado, em Fernandópolis, em setembro de 2019, no clube da Sabesp, iniciou-se, primeiramente, com alunos matriculados na escola Fernando Barbosa Lima, porém, com a repercussão positiva, passou a receber crianças e adolescentes, de várias partes do município.

O objetivo do trabalho é tirar os jovens das ruas e inseri-los em um espaço de convivência saudável, no qual, mais que a atividade física, eles possam ter a oportunidade de um futuro dentro e fora do esporte, sendo bons cidadãos.

De acordo com Neusa Vieira, o trabalho do projeto é coordenado pela Associação Coração em Ação, idealizada por ela. “O trabalho é desenvolvido aos sábados, das 8h às 11h, e a partir do próximo dia 7 de novembro, estaremos de casa nova, no campo de futebol do Jardim Araguaia, sob a coordenação do professor Marcos Antônio Rafael”, destaca.

Projeto

Para assessorá-lo Marcos Antônio conta com um time de excelência. A assistente social Silvana Carrinho Candido é responsável por receber e apresentar o trabalho do projeto aos pais, alunos, voluntários e parceiros, orientando quanto à metodologia de trabalho e as condicionalidades de participação.

O projeto Formiguinhas também conta com a podóloga Malú Marchiori, que cuida dos pés dos alunos e faz orientações sobre higiene e cuidados com os pés e unhas. A equipe da recepção, limpeza, organização e lanche é composta por Elizabeth Dourado, Edna Paulino e Eloisa Aguiar, responsáveis pelo suporte aos pais e alunos, organização do espaço e o lanche, temporariamente suspenso durante a pandemia do novo coronavírus.

A equipe de treinadores é composta por Marcos Antônio (Buiú), Tony Santos e Rafael Cubo, que são responsáveis por montar e coordenar os treinos. No suporte estão Sebastião Menezes, Marcelo Mariano, Lucas Nathan, Júlio Prudêncio e Diego Martins.

São atendidos no projeto aproximadamente 50 alunos, entre crianças e adolescentes, de 6 a 17 anos, além de suas famílias. “Demonstramos interesse em saber como está a saúde física, mental e emocional dos nossos alunos, dentro e fora de campo. Buscamos mobilizar nos bastidores formas de fazer parcerias para realizar um trabalho em conjunto e, assim, oferecer melhor qualidade de vida aos participantes”, acrescenta Neusa.

Atividades desenvolvidas

Acolhimento: momento em que a equipe recebe, acolhe e interage com todos.

Trabalho dentro e fora de campo: enquanto as equipes de treinos vão a campo, o restante se encarrega de fazer o trabalho fora dele.

Confraternização: momento muito importante de socialização, troca de conhecimento, interação, descontração e fortalecimento de vínculos.

Parcerias e doações

O local de treinos do projeto Formiguinha foi cedido pela Prefeitura de Fernandópolis, por meio da Secretaria de Esportes. A ficha de inscrição, chuteira e uniforme fica a cargo dos pais, já que o projeto é sem fins lucrativos, e é realizado de forma gratuita, apenas com voluntariado.

Os lanches são fornecidos por diversos parceiros, cada um contribui com algo (refrigerante, suco, sorvete, cachorro-quente), mas os parceiros fixos são: Amorim da Panificadora Ubirajara e a PPA.

No início do trabalho do projeto, em setembro de 2019, a coordenação adquiriu junto a empresários bolas, cones, coletes, luvas, chuteiras, fortalecendo a importância das doações para o desenvolvimento do trabalho.

Os interessados em contribuir com o projeto Formiguinhas podem procurar a coordenação por meio das redes sociais: Facebook – Projeto Formiguinhas Fernandópolis ou no Instagram como Associação Coração em Ação.    

Diretoria – Projeto Formiguinhas

Presidente: Cleide Lopes Filete

Vice: Juliana Candido

1º Secretária: Juliane França Pedro

2º Secretário: João Venturini

1º Tesoureiro: Lucas de Castro

2º Tesoureiro: Joaquim Cândido

1º Conselho Fiscal: Edna Paulino

2º Conselho Fiscal: Telma França

3° Conselho Fiscal: Rosiane Leal  

As ações e atividades desenvolvidas pelo projeto Formiguinhas em Fernandópolis 


últimas