MEIO AMBIENTE

Polícia Ambiental orienta sobre pesca na época da piracema

Polícia Ambiental orienta sobre pesca na época da piracema

Fiscalizações e operações em rios da região noroeste paulista serão intensificadas

Fiscalizações e operações em rios da região noroeste paulista serão intensificadas

Publicada há 3 anos

Pesca de espécies nativas está proibida até o dia 28 de fevereiro de 2021 - Foto: Reprodução/TV TEM

Da Redação/G1

Até o dia 28 de fevereiro de 2021, a pesca de espécies nativas em vários trechos de rios da região noroeste paulista está proibida por conta da piracema, época de reprodução dos peixes.

Quem não cumprir a lei nos próximos quatro meses pode pagar multa a partir de R$ 700. O infrator também pode ser detido e responder por crime ambiental previsto na Lei 9605/98.

De acordo com o tenente da Polícia Ambiental Emerson Mioransi, equipes da corporação estão intensificando as fiscalizações e operações em rios da região noroeste paulista.

“Só é permitida a pesca de espécies exóticas, como tilápias, corvina, tucunaré e porquinho. Também é totalmente proibida a pesca com petrechos profissionais, além da pesca embarcado em trechos de água corrente ou qualquer outro dispositivo flutuante”, disse.

Ainda segundo o tenente da Polícia Ambiental, a pesca em barrancos é permitida, mas as pessoas precisam se atentar para não realizar a prática em locais proibidos.

“Os pescadores também devem respeitar os limites de 1,5 mil metros das barragens, 1, 5 mil metros das corredeiras e 500 metros das desembocaduras de córregos, lagoas e rios”, afirmou Emerson Mioransi.

“A pesca embarcada só é permitida em reservatórios, represas e lagos. Os pescadores devem usar somente linha de mão, vara, chumbada e anzol”, complementou.

Embora seja permitida a captura de espécies exóticas, os pescadores amadores podem pescar até 10 quilos e mais um exemplar. Não há limite para os pescadores profissionais, mas a pesca deve ser feita somente com vara de mão.


Fonte: g1.globo.com

últimas