ELEIÇÕES 2020

Intenção de votos para Alex Sakata é 4,6 vezes maior que a de San Vet

Intenção de votos para Alex Sakata é 4,6 vezes maior que a de San Vet

Diferença numérica apurada entre as candidaturas de Dr. Alex Sakata e Júlio Dentista para San Vet e Ícaro da Silva é de 50 pontos percentuais

Diferença numérica apurada entre as candidaturas de Dr. Alex Sakata e Júlio Dentista para San Vet e Ícaro da Silva é de 50 pontos percentuais

Publicada há 3 anos

Da Redação

A dupla formada pelo médico Alex Sakata (PP) e pelo dentista Júlio César Santos (PSD) é favorita a vencer o pleito municipal de domingo em Ouroeste e suceder a atual administração composta pela prefeita Livia Oliveira (PSB) e pelo vice Neno Rodrigues (PSB). Tal afirmação decorre de pesquisa realizada no município no último dia 31. Concorrendo pela coligação “Unidos Por Ouroeste e Arabá”, eles foram os escolhidos por 63,64% dos entrevistados para a presente pesquisa eleitoral quantitativa realizada em Ouroeste (sede) e Arabá (distrito). Já os componentes do PSDB, o veterinário San Vet e o servidor público municipal Ícaro da Silva foram os preferidos por 13,64%. Escolheram a opção “Branco” 1,82% dos respondentes; nulo outros 5% e manifestaram-se como indecisos 15,90%.

RESULTADO ESTATÍSTICO

Considerando se a margem de erro da pesquisa avaliada em 5,5%, a dupla Dr. Alex e Júlio Dentista pode ter índices que variam de 69,14% (máximo) até 58,14% (mínimo). Também dentro desses critérios, San e Ícaro flutuam entre um máximo de 19,14% e o mínimo de 8,14%.

DIFERENÇAS ABSOLUTAS E RELATIVAS

A diferença absoluta (numérica) que separa Alex de San é de 50 pontos percentuais, o que corresponde a 4,6 vezes a votação do segundo. Utilizando-se o limite máximo da margem de erro, ela pode ser de até 61% (máxima) ou, de no mínimo, 39%.

REJEIÇÃO

Outro quesito submetido à apreciação dos eleitores ouroestenses foi a respeito dos índices de rejeição das duas candidaturas. Como era de se esperar, pelos resultados do quesito de intenção de votos, a dupla San Vet e Ícaro da Silva está na frente, sendo refutada por 27,73% dos eleitores entrevistados. Dr. Alex e Dr. Júlio Dentista são rejeitados por 8,18%, enquanto que 7,27% optaram pelo “branco”; 18,18% classificaram-se como indecisos e outro 38,64% anularam, demonstrando que, apesar da diferença numérica, nenhum dos dois candidatos tem alto índice de rejeição.

Lembrando que os índices dessa pesquisa referem-se a números totais de votos e não em votos úteis conforme critério utilizado pela Justiça Eleitoral. Neste caso, há necessidade de exclusão dos respondentes declarados “indecisos”.

DADOS DA PESQUISA

l Período de realização da coleta de dados: dias 31/10/2020

l Margem de Erro: 5,5%

l Nível de Confiança: 95%

l Número de Entrevistas: 220

l Pesquisa realizada por: Agência J.AD. de Publicidade e Pesquisa Ltda/Impacto Publicidade

l Pesquisa contratada por: Editora

O Extra.net Fernandópolis Ltda

l Número de Registro da Pesquisa: SP-04125/2020

Observação: devido ao fracionamento até a segunda casa decimal e arredondamento dos índices, os valores totalizados podem não corresponder exatamente a 100.

últimas