ELEIÇÕES 2020

Disputa em Macedônia: Nico tem 47% e Reginaldo 36%

Disputa em Macedônia: Nico tem 47% e Reginaldo 36%

Diferença entre as candidaturas do atual vice-prefeito Nico da Cruz para o atual vereador Reginaldo Marcomini é de 11 pontos percentuais

Diferença entre as candidaturas do atual vice-prefeito Nico da Cruz para o atual vereador Reginaldo Marcomini é de 11 pontos percentuais

Publicada há 3 anos

Da Redação

A liderança da dupla Nico da Cruz (PTB) e Jesus Brigatti (PTB) na disputa direta com os representantes da coligação “Renovação Já” Reginaldo Marcomini (PSD) e Vanja dos Reis (PL) pela chefia do Executivo Municipal de Macedônia. Eis apurado em pesquisa eleitoral quantitativa realizada no último dia 31 (confira os dados no gráfico abaixo) quando os candidatos Nico e Brigatti foram os preferidos por 47,73% dos eleitores entrevistados. Reginaldo e Vanja receberam a preferência de 36,36% dos respondentes, enquanto que outros 1,71% optaram pelo “branco”; 6,25% pelo nulo e outros 7,95% se manifestaram como indecisos.

RESULTADO ESTATÍSTICO

Considerando se a margem de erro da pesquisa avaliada em 5,5%, a candidatura de Nico pode ter como índice de intenção de votos máximo de até 53,23% e a de Marcomini, nas mesmas condições, de até 41,86%.

Por outro lado, quanto ao índice mínimo no limite extremo da margem de erro, o concorrente Nico pode cair para 42,23% e Marcomini para até 30,86%.

DIFERENÇAS ABSOLUTAS E RELATIVAS

A diferença absoluta (numérica) que separa Nico da Cruz e Reginaldo Marcomini é de 11,37% pontos percentuais. 

Utilizando-se os limites extremos da margem de erro, temos que a diferença máxima pode ser de até 22,37% (máxima) ou ser de apenas 0,37% (a mínima) a favor de Nico.

REJEIÇÃO

Outro quesito submetido à apreciação dos eleitores macedônicos foi a respeito da rejeição dos eleitores locais as duas candidaturas. 

Nenhuma delas obteve alto índice, mostrando que o eleitorado local não refuta (em grande escala) qualquer dos dois pleiteantes. 

Mas a liderança numérica é do atual vereador Reginaldo Marcomini. Ele foi refutado por 22,16% dos eleitores entrevistados. Já o atual vice-prefeito Nico da Cruz foi rejeitado por 17,05% dos respondentes. Este quesito registrou 30,11% de respostas em nulo; 13,63% de indecisos e 17,05% de “branco”.

Lembrando que os índices dessa pesquisa referem-se a números totais de votos e não em votos úteis conforme critério utilizado pela Justiça Eleitoral. Neste caso, há necessidade de exclusão dos respondentes declarados “indecisos”.

DADOS DA PESQUISA

l Período de realização da coleta de dados: dia 31/10/2020

l Margem de Erro: 5,5%

l Nível de Confiança: 95%

l Número de Entrevistas: 176

l Pesquisa realizada por: Agência J.AD. de Publicidade e Pesquisa Ltda/Impacto Publicidade

l Pesquisa contratada por: Editora O Extra.net Fernandópolis Ltda

l Número de Registro da Pesquisa: SP-01942/2020

Observação: devido ao fracionamento até a segunda casa decimal e arredondamento dos índices, os valores totalizados podem não corresponder exatamente a 100.

últimas