BENEFÍCIO

Prazo para contestar auxílio bloqueado por suspeita de fraude termina hoje

Prazo para contestar auxílio bloqueado por suspeita de fraude termina hoje

Período de reclamação foi aberto no último dia 6 de novembro. Pedido deverá ser feito no site da Dataprev

Período de reclamação foi aberto no último dia 6 de novembro. Pedido deverá ser feito no site da Dataprev

Publicada há 3 anos

Quem atender aos critérios de elegibilidade deve entrar no site da Dataprev e pedir a revisão - Foto: Reprodução

Da Redação/Metrópoles

O governo federal encerra, nesta segunda-feira, 16, o prazo de contestação do auxílio emergencial para quem teve o benefício cancelado devido a indícios de irregularidades identificados pelos órgãos de controle.

São casos que tiveram os repasses suspensos porque a Controladoria-Geral da União (CGU) e os tribunais de contas cruzaram as informações dos beneficiários com outras bases de dados e encontraram situações incompatíveis com os requisitos exigidos.

A CGU apontou que 680 mil servidores públicos federais, estaduais e municipais receberam R$ 981 milhões indevidamente do auxílio emergencial. Já o Tribunal de Contas da União (TCU) revelou que o benefício foi pago a mortos e grandes empresários.

O prazo para solicitar a revisão do auxílio emergencial cancelado por esses motivos foi aberto no último dia 6. Quem atender aos critérios de elegibilidade deve entrar no site da Dataprev e pedir a revisão do cancelamento.

“Todo o processo é exclusivamente digital, ou seja, não há necessidade de comparecimento às agências da Caixa, lotéricas ou postos de atendimento do Cadastro Único [CadÚnico]”, explicou o Ministério da Cidadania, em nota.

Outros prazos

Essa contestação não se refere à da extensão do auxílio emergencial, agora no valor de R$ 300, que tinha outros prazos. Quem foi considerado inelegível a receber a continuidade do benefício após as cinco parcelas originais poderia contestar a decisão até o último dia 9.

Já o público do programa Bolsa Família que passou a receber o auxílio emergencial e a extensão, mas teve o pagamento deste último cancelado, poderá fazer a contestação entre este domingo, 22, e o próximo dia 2 de dezembro.

Em todos os casos, a solicitação deverá ser feita via site da Dataprev.


Fonte: www.metropoles.com

últimas