CÍRCULO DO BEM

Artesã com deficiência visual faz bonecas para serem doadas ao Hemocentro local

Artesã com deficiência visual faz bonecas para serem doadas ao Hemocentro local

“Deus me capacitou e espero incentivar as pessoas a doarem sangue, a doarem vida”, diz Dinalva Traldi

“Deus me capacitou e espero incentivar as pessoas a doarem sangue, a doarem vida”, diz Dinalva Traldi

Publicada há 3 anos

Breno Guarnieri

Na terça-feira, dia 24, a artesã Dinalva Barbais Traldi, 54 anos, que é deficiente visual, doou 60 bonecas artesanais ao Hemocentro de Fernandópolis. Nesta quarta-feira, 25, é o Dia Nacional do Doador de Sangue. Cada doador receberá uma máscara e uma boneca de brinde.

À reportagem de O Extra.net, Dinalva salientou que realizou a doação das bonecas para incentivar a doação de sangue por parte das pessoas. “Doar sangue é doar vida. O pessoal do Hemocentro me falou que somente irão dar de brinde uma máscara. Isso me comoveu. Então resolvi fazer e doar as bonecas como forma de incentivar as pessoas a doarem sangue porque sempre vai um pai, uma mãe ou um avô e eles irão dar a boneca para uma criança”.

Questionada pela reportagem a respeito da confecção das bonecas, a artesã fez questão de dizer que é um milagre de Deus. “Com certeza é um milagre de Deus. Eu só tenho a agradecer por essa capacitação. Espero que essa ação incentive as pessoas a doarem sangue, pois o Hemocentro precisa muito da ajuda de todos”.

De acordo com Dinalva, a perda da sua visão aconteceu de uma forma silenciosa e sem dor. “Acordei numa manhã e estava sem a visão do olho direito. Fiquei por 7 anos com a visão somente de um olho até que numa tarde perdi a visão do olho esquerdo. Eu fui ao médico, mas era uma situação irreversível, ou seja, saí do consultório deficiente visual total. Não posso reclamar, pois Deus me capacitou e assim posso ajudar as pessoas de alguma forma”, destacou.    

UM PEDIDO DE SOCORRO!

Atualmente, o Hemocentro de Fernandópolis recebe doações de no máximo 20 pessoas/dia, número considerado ainda insuficiente para suprir a necessidade dos bancos de sangue. O ideal seria 60 pessoas/dia. Com medo da situação piorar, a unidade convoca a população para doar e realiza a campanha Semana do Doador de Sangue.

Um dos grandes receios é com o estoque baixo, tendo também o número de hemocomponentes com tendência a diminuir, pois as bolsas de sangue coletadas, por exemplo, têm validade de somente 35 dias. A pessoa poderá doar sangue, tendo de 18 a 65 anos, homens pesarem acima de 50 kg, mulheres acima de 52 kg, e ter boa saúde. O documento de identidade precisa ser apresentado.

HORÁRIO

O horário de funcionamento do Hemocentro de Fernandópolis é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, especialmente de quarta-feira até as 18h. Aos sábados das 7h30 às 12h. A unidade fica na Rua Simão dos Santos Gomes, n.º 266, no Jardim Santista, ao lado do Pronto Socorro da Santa Casa de Fernandópolis. Informações pelo (17) 3442-5544.

Dinalva Traldi (ao centro) durante a entrega das 60 bonecas ao Hemocentro de Fernandópolis. Foto - Alvorada Fm 95,3



últimas