MORADIA

Secretaria da Habitação promove sorteio eletrônico de 244 moradias da CDHU na região

Secretaria da Habitação promove sorteio eletrônico de 244 moradias da CDHU na região

Todo o processo terá acompanhamento de uma empresa de auditoria externa

Todo o processo terá acompanhamento de uma empresa de auditoria externa

Publicada há 3 anos

Serão 100 moradias em Marapoama e 144 em Nipoã - Foto: Reprodução/Imagem Ilustrativa

Da Redação

A Secretaria de Estado da Habitação e a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) realizam na próxima quinta-feira, 26 de novembro, os sorteios eletrônicos de 244 casas para região de São Jose do Rio Preto, com transmissão ao vivo pela internet. Serão 100 em Marapoama e 144 em Nipoã. Todo o processo terá acompanhamento de uma empresa de auditoria externa, garantindo a lisura e transparência do sorteio eletrônico.

Os antigos sorteios presenciais de moradias da CDHU reuniam milhares de inscritos em estádios, ginásios de esportes ou praças de cidades do interior. Para evitar aglomerações por causa da pandemia da Covid-19, a escolha dos candidatos a uma moradia passou, agora, a ser feita pela versão eletrônica, sem plateia e com transmissão direta de um estúdio montando na sede da Companhia, no centro de São Paulo. Os interessados e o público em geral poderão acompanhar ao vivo pelo Facebook e canal do Youtube da Secretaria da Habitação e da CDHU (ver os links abaixo).

"É um sistema novo, com tecnologia, toda segurança, auditoria, transmissão pelas redes sociais, com notícias nos veículos de comunicação. E assim começamos um novo processo, o do sorteio virtual. Fizemos todas as etapas necessárias para que os sorteios tenham credibilidade, com testes, ensaios, auditorias, e para garantir transparência para a seleção das famílias de forma igualitária", afirmou o secretário de Estado da Habitação, Flavio Amary.

Como funciona

Diferente do habitual, o sorteio será eletrônico é realizado em duas etapas. Na primeira será sorteada a sequência numérica que formará a "semente", composta por 8 números sorteados através das duas urnas instaladas no auditório da CDHU, em São Paulo. Na segunda etapa, as moradias serão sorteadas pelo computador através de um programa especial, em código aberto, baseado em algoritmo matemático randômico, desenvolvido pelos técnicos da CDHU. Foi utilizada uma chave simétrica, capaz de garantir a segurança dos resultados dos sorteios. Além disso, todo o processo será auditado por uma empresa de auditoria externa. Todas as informações sobre o sorteio serão registradas em ata após validação da auditoria externa contratada.

Para concorrer aos imóveis, os inscritos devem morar ou trabalhar no município há pelo menos cinco anos, ter renda familiar entre um e 10 salários mínimos, não ser proprietário de imóvel, não possuir financiamento habitacional e não ter sido atendido anteriormente por programas habitacionais.

Nesta quinta-feira, o primeiro sorteio da região de São José do Rio Preto começa às 11h20 para a cidade de Marapoama, onde 552 famílias concorrem a 100 casas, das quais 83 são para o atender a demanda geral, sete para pessoas com deficiência, cinco unidades para idosos, dois para indivíduos sós e três unidades para policiais e agentes penitenciários. O empreendimento Marapoama-A está sendo construído no Anel Viário Pedro Antonio Escobosa Lopes e conta com investimentos de R﹩ 7,4 milhões.

Às 17 horas tem início o sorteio para o município de Nipoã, onde estão inscritas 601 famílias para concorrer a 144 casas. Desse total, 123 são para o atender a demanda geral, 11 para pessoas com deficiência, oito unidades para idosos, uma para indivíduos sós e uma unidade para policiais e agentes penitenciários. Com investimentos de R﹩ 8,9 milhões o empreendimento Nipoã-E está sendo edificado na Rua Raul Ribeiro, 200 m da Avenida Felipe Jorge.

As casas terão dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e lavanderia. As unidades respeitam e incorporam as melhorias estabelecidas como diretrizes de qualidade pela Companhia, como pisos cerâmicos com rodapé e laje de concreto em todos os cômodos, azulejos nas paredes hidráulicas, estrutura metálica nos telhados e sistema gerador de energia solar.

Serviço:

Sorteio eletrônico, ao vivo, de 244 unidades habitacionais em municípios da região de São José do Rio Preto.

Dia: 26/11/2020

Cidade e horário

Marapoama, às 11h20

Nipoã, às 17hs

Links para acompanhar a transmissão:

FACEBOOK

Secretaria de Estado da Habitação

https://www.facebook.com/habitacaosaopaulo/

CDHU

https://www.facebook.com/cdhusp

YOUTUBE

Secretaria de Habitação

https://www.youtube.com/channel/UCbh6K7X6L3b2viRQQYHezrw/featured

CDHU

https://www.youtube.com/channel/UCj2bXAG8_rI5-omQdTYg3pw


Fonte: Assessoria de Imprensa da Secretaria de Habitação/CDHU



últimas