RACISMO

Polícia identifica autor de mensagens racistas contra prefeita eleita de Bauru

Polícia identifica autor de mensagens racistas contra prefeita eleita de Bauru

Segundo o delegado, suspeito de 37 anos queria 'despertar uma discussão' e foi liberado após depoimento

Segundo o delegado, suspeito de 37 anos queria 'despertar uma discussão' e foi liberado após depoimento

Publicada há 3 anos

Suéllen Rosim (Patriota) prefeita eleita de Bauru - Foto: Reprodução

Da Redação/CNN

A Polícia Civil identificou e interrogou um dos autores das ofensas proferidas contra a prefeita eleita de Bauru, Suéllen Rosim (Patriota). A informação foi divulgada nesta quinta-feira, 03.

Segundo a assessoria de imprensa de Suéllen, no sábado, a então candidata no segundo turno recebeu mensagens com ofensas e frases racistas. Ela então fez o boletim de ocorrência sobre o caso, mas, depois que foi eleita, as mensagens continuaram. 

Suéllen então retornou à polícia para denunciar as novas mensagens, incluindo uma ameaça de morte. A prefeita eleita então realizou outra denúncia. 

De acordo com o delegado responsável pelo caso, Eduardo Herrera, as investigações levaram a polícia até o suspeito, tornando possível realizar identificação, qualificação e interrogatório do responsável pelas mensagens — o suspeito confessou o crime. 

“Conforme noticiada por ela no boletim de ocorrência, mensagens foram postadas num grupo de cunho ofensivo contra a pessoa dela”, disse o delegado. “Posteriormente, após as eleições e da vitória dela, tiveram também vinculações no âmbito do facebook onde também foram postadas mensagens de cunho ofensivo, da mesma natureza, em relação a cor da pele.”

Segundo Herrera, o boletim de ocorrência foi registrado a princípio como injúria racial, mas, após a identificação do autor, foi possível também enquadrar o crime como de “falsa identidade”, por ele ter criado um perfil fácil para vincular essas postagens. 

De acordo com o delegado, o suspeito do crime é negro e que ele afirmou que sua intenção nao era ofender a honra da prefeita eleita, mas “tentar promover uma discussão a respeito da questão do racismo”. “Na visão dele, as pessoas teriam essa condição de preconceito mas o fariam de forma velada - ele queria despertar para que as pessoas também se manifestassem e colocassem pra fora seu preconceito”, informou o delegado. “Na concepção dele, isso geraria uma discussão em torno do racismo.”

Em relação às outras postagens e ao e-mail ameaçando a prefeita de morte, a Polícia de Bauru informou que um inquérito foi instaurado e que as investigações continuam.


Fonte: www.cnnbrasil.com.br

últimas