ARTIGO

OS BENEFÍCIOS DA MASSAGEM MODELADORA

OS BENEFÍCIOS DA MASSAGEM MODELADORA

Por Curso de Tecnologia em Estética e Cosmética – FEF

Por Curso de Tecnologia em Estética e Cosmética – FEF

Publicada há 3 anos

A massagem modeladora é um dos procedimentos estéticos mais utilizados nos dias atuais. Essa técnica é baseada no uso de diversas manobras com o objetivo de promover a mobilização da gordura, o aumento da circulação vascular periférica, auxiliar na eliminação de toxinas, assim como na melhora da aparência corporal e do bem estar (BORGES, 2006).

Sabe-se que a massagem modeladora é capaz de ajudar nos processos emagrecedores, uma vez que esta melhora a aparência da pele e seus contornos, estimulando à circulação sanguínea e o retorno venoso, promovendo a mobilização da gordura e do sistema linfático, e consequentemente, há um aumento não só na vasodilatação vascular periférica, mas também na oxigenação e nutrição tecidual, agindo na eliminação de toxinas e também melhorando a tônus muscular. Além disso, esta é capaz de diminuir a ansiedade e o estresse (TACANI, 2010). 

A massagem modeladora apresenta movimentos mais vigorosos, sendo executada com mais firmeza. São baseadas principalmente nas manobras de deslizamento e amassamento e ainda é restrita a áreas com grande acúmulo de gordura, tais como: abdômen, quadris, culote, glúteos, coxas e os braços. Para aumentar a sua intensidade, podem ser utilizados alguns acessórios, como o rolo de massagem turbinada, bambus, entre outros (TACANI, 2010).

Durante o procedimento, não deve haver hematomas nas regiões trabalhadas, pois isso indica que as manobras foram executadas de forma incorreta, com pressão excessiva. Além disso, marcas roxas certificam a má oxigenação na área, algo que vai contra os princípios da técnica. Esta massagem é contra indicada na presença de lesões na pele, cicatrizes recentes, hipertensão, gravidez, doenças crônicas, inflamações agudas, lesões vasculares graves, condições viróticas e presença de pinos. Consulte o profissional especializado para analisar as possibilidades com segurança e assim os vários benefícios da técnica serem bem aproveitados.

Na Fundação Educacional de Fernandópolis, o Curso de Tecnologia em Estética e Cosmética capacita seus alunos para o desenvolvimento eficiente e seguro de tratamentos corporais e faciais. Para mais informações sobre este ou outros procedimentos, as clínicas Integradas da FEF e o curso de Estética e Cosmética estão à disposição para agendamento por meio do telefone 3465-0000.


Valéria Lima Munhoz¹, Maristela Ribeiro da Silva², Helen Maira Neiris³, Isabela Souza de Araújo³, Maria Julia Carvalho dos Santos³, Samara Cristina Martini³, Tamiris Maia Quim³, Thaís Morais Santos³, Tuani dos Santos Machado Casau³.

¹ Coordenadora do curso de Tecnologia em Estética e Cosmética – FEF

² Docente do curso de Tecnologia em Estética e Cosmética – FEF

³ Acadêmicas do curso de Tecnologia em Estética e Cosmética – FEF


Fonte: GIOLASER, 2019.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

MACHADO, A. T. O. M; NOGUEIRA, A. P. S; LEÃO, L. T. S; SANTOS, B. A; PINHEIRO, L. M. G; OLIVEIRA, S. S. Benefícios da Massagem Modeladora na Lipodistrofia Localizada, 2017. Disponível em: https://www.passeidireto.com/arquivo/77578541/beneficios-da-massagem-modeladora-na-lipodistrofia-localizada. Acesso em: 1 out. 2020.

DIMITRIOU, A.V; COSTA C. D. M; ANTONIO F. D. A influência da massagem modeladora na melhora da sexualidade feminina. Disponível em: http://siaibib01.univali.br/pdf/Antigoni%20Dimitriou,%20Camilla%20Melo%20Costa.pdf. Acesso em: 1 out. 2020.

últimas