POLÍTICA

Presidência da Câmara deve ficar com Gustavo; João Pedro tenta surpreender se aliando com oposição

Presidência da Câmara deve ficar com Gustavo; João Pedro tenta surpreender se aliando com oposição

Hoje, Gustavo tem sete votos garantidos e João Pedro cinco

Hoje, Gustavo tem sete votos garantidos e João Pedro cinco

Publicada há 3 anos

Presidência da Câmara deve ficar com Gustavo; João Pedro tenta surpreender aliando-se com a oposição

O atual vice-prefeito e futuro vereador Gustavo Pinato e o edi reeleito João Pedro da Caixa. Imagem: Jornal O Extra.net

Com uma configuração inicial amplamente governista, o novo Legislativo Municipal fernandopolense já discute há alguns dias a composição da nova Mesa Diretora, sobretudo o nome do novo presidente. Tudo, obviamente, sob o beneplácito do Executivo.

Porém a situação, ainda sob controle, poderia ser ainda melhor se não fosse as tratativas desenvolvidas pelo reeleito João Pedro da Caixa, agora no PSDB, que abriu sim diálogos com a oposição em busca de dirigir o Palácio 22 de Maio no biênio 2021/2022.

Aparentemente ele contaria com os votos dos oposicionistas Daniel Arroio-PSD, Cabo Santos-SOLIDARIEDADE, Cidinho do Paraiso-PTB e Everaldo Cabelereiro-PTB, o que, somado ao próprio, atingiria cinco dos treze possíveis.

O seu problema é que do outro lado está o atual vice-prefeito Gustavo Pinato-DEM que torna ao parlamento com força. Ele quer (e é o nome preferido) assumir a presidência e poderia contar com o apoio de João Paulo Cantarella-MDB, Julinho Barbeiro-PP, Murilo Jacob-MDB, Jeferson da FEF-DEM, Janaína Alves-PP e Pastorzão Claudenilson-PSC, o que bateria nos sete votos (com o seu, é claro), o que é suficiente para garantir-lhe a vitória.

Ainda sobra o debutante João Garcia Filho-PTB, sobre o qual não temos posicionamento oficial nem pistas suficientes para antecipar-lhe a preferência.

Claro que tudo bem encaminhado para Gustavo, mas uma deserção governista, somada à aderência de Garcia Filho já seria suficiente para virar o jogo.

Aguardemos, mas já se cogita num “acordão” que pode leva João Pedro da Caixa para liderar no biênio seguinte. O problema são as pedras que podem surgir no meio do caminho.

E Murilo Jacob responde por uma delas.

últimas