TALENTOS

Inovação e incentivo à pesquisa foram propostas da Mostrafer

Inovação e incentivo à pesquisa foram propostas da Mostrafer

Feira de Ciência de Fernandópolis reuniu alunos de 21 escolas e classificou melhores projetos para feira internacional

Feira de Ciência de Fernandópolis reuniu alunos de 21 escolas e classificou melhores projetos para feira internacional

Publicada há 7 anos


Confira os momentos especiais da feira e a grande participação do público



Da Redação


Já imaginou visitar uma feira em que jovens estudantes se aventuram na pesquisa científica e apresentam para a comunidade propostas para resolver problemas do cotidiano? Foi o que encontrou o visitante da Mostrafer - a 1ª Feira de Ciência e Tecnologia de Fernandópolis e região, realizada nos dias 15 e 16 de setembro no Plaza Eventos.


O projeto idealizado pelas coordenadoras Fernanda Aléssio Miranda e Selma R. Rola Oliveira, e executado por toda a equipe da E.E Afonso Cáfaro, contou com a participação de 21 escolas de toda a região. Com o propósito de incentivar alunos do ensino infantil, fundamental anos iniciais e finais, médio e técnico a desenvolver o gosto pela pesquisa, visando a melhoria da qualidade da educação.


O evento surpreendeu o público pela qualidade dos projetos apresentados. Nos dois dias de apresentações, alunos de diversas cidades expuseram trabalhos propondo soluções inovadoras para questões problema, é o caso do aluno pesquisador Guilherme Marcondes vencedor na categoria Ensino Médio que desenvolveu um projeto cujo título é: “A introdução do triturado de pet na massa de construção”. Neste projeto, altamente sustentável, a reciclagem de garrafas pet servem como ingrediente substitutivo de parte da areia e pedra na massa de concreto em construções , além desta , estudantes de outras 3 categorias receberam premiações – Ensino Infantil, Fundamental Anos Iniciais/Finais e Técnico Profissionalizante.


 


Outro ponto que deixou boa impressão nos visitantes e participantes da feira foi a estrutura disponibilizada. O evento contou com estandes institucionais, praça de alimentação, estacionamento e organização ao nível das grandes feiras nacionais.

A primeira edição da Mostrafer está afiliada à Mostratec Jr, com três vagas, portanto as três equipes com melhores notas na categoria ensino fundamental - anos finais - têm lugar garantido na Mostratec Jr. (Feira Internacional de Ciências e Tecnologia) que será realizada no mês de outubro em Novo Hamburgo RS.


Na cerimônia de encerramento a coordenação da Mostrafer entregou premiação apenas para a equipe que desenvolveu o projeto “Jogos de aventura e aprendizagem matemática” classificado em 1.º lugar na categoria ensino fundamental - anos finais, já que os recursos financeiros até o momento não eram suficientes para os demais grupos. A equipe  usca recursos financeiros, junto a comunidade,  para enviar os dois outros grupos classificados em 2.º e 3.º lugar nesta categoria.




O evento foi considerado por participantes e visitantes um sucesso, contribuindo para a aprendizagem de todos, alunos e professores, assim esperando que em 2017 ele possa novamente ser realizado.


CLASSIFICADOS PARA A MOSTRATEC


Na Mostratec Júnior, alunos do ensino fundamental anos iniciais/finais de todos os estados brasileiros e de vários países, vão à esta feira para apresentarem seus projetos de pesquisas realizados em suas escolas, além do enriquecimento do conhecimento científico é o momento de ampliar e instigar os sonhos dos jovens, já que possibilita aos alunos participantes um intercâmbio com diversas culturas.

últimas