ARTIGO

QUE SEJA UM ANO DE LUZ PARA NOSSAS VIDAS

QUE SEJA UM ANO DE LUZ PARA NOSSAS VIDAS

Por Pablo Dávalos

Por Pablo Dávalos

Publicada há 3 anos

Assim como o nosso corpo necessita de alimentos saudáveis, exercícios físicos e nutrientes para se sustentar, se satisfazer e permanecer fortalecido, o nosso animo e bom estado de espirito necessitam estar satisfeitos igualitariamente, seja através de leitura, hobbys, meditação ou em casos mais complexos, através da Palavra de Deus. Acredito que estamos acostumados a procurar respostas para tudo, mas de um ponto de vista inequívoco, é sensato pensar que não necessitamos ter todas as respostas para fazer aquilo que Deus coloca em nosso coração e que todos sabemos que nos proporciona paz de espírito e tranquilidade da alma.

Costumamos culpar metade do mundo por erros e consequências que nós mesmos construímos lucidamente e depois nos lamentamos, sendo títeres de nossas tomadas de decisões erradas, decisões deletérias para nossas vidas. Por que insistimos em caminhar pela escuridão se podemos ter claridade em nossos caminhos? Pelo aspecto Físico, a escuridão é a ausência de luz e isso pode se aplicar em nosso convívio social, amoroso, familiar e laboral. A luz sempre expulsa a escuridão, se você estiver sem luz em um caminho a noite, é muito fácil se perder e não será difícil tropeçar em alguma pedra ou cair em qualquer buraco trazendo inimagináveis consequências. Uma boa lanterna soluciona o problema e faz toda a diferença. Por que insistir em frequentar lugares, conviver com pessoas, ter “amizades”, se relacionar amorosamente, trabalhar em ambientes que somente nos trazem escuridão se podemos simplesmente acender a lanterna com nossas escolhas?

Tenho o costume de fazer caminhadas matutinas e noturnas, costumo andar como hobby para distrair a mente depois da rotina de trabalho, e geralmente ao amanhecer ou anoitecer está muito escuro. Na rota que comumente faço, a jornada me conduz a um caminho repleto de arvores perto de minha casa, quase em meio a um bosque sem muita iluminação. Recentemente, me lembro de ter passado por esse caminho em breu total, e se tornou muito difícil permanecer na trilha principal, ofegante pelo ritmo da caminhada, e sem encontrar o caminho certo tropecei. Aprendi por experiência própria, que a singela lanterna do celular faz toda a diferença. Com a iluminação o problema foi resolvido, a caminhada volta a ser agradável e a jornada para casa ocorre sem surpresas. O que todos devemos aprender, é que sem luz ficamos à deriva, como crianças perdidas de seus pais, tateamos e tentamos adivinhar o caminho em meio a trevas. Cada um tem sua maneira de encontrar a luz e submeter a saída da escuridão de nossas vidas, cada um tem algo naquilo que possa se fortalecer para se sentir bem e melhor, ter a felicidade plena de uma vida prometida de alegria e paz. Particularmente acredito que a Palavra de Deus funciona como lâmpada potente para iluminar a nossa jornada, o nosso caminho, mas também sei que muitas das vezes a resposta ou interruptor para acendermos a luz está em nossos corações. Como em qualquer material que desejamos ter pureza, o processo de refinamento nem sempre é agradável e pode ser doloroso, mas é irrefragavelmente necessário para remover todas as impurezas e obter algo limpo e brilhante. A nossa vida é assim, decida ser luz para ter um caminho de luz. Um ótimo começo de ano a todos, com as bênçãos de Deus para todos colhermos aquilo que plantamos e sermos donos de nossos destinos em um ano prospero e abençoado.


Pablo Dávalos

Engenheiro de Produção e Gerente Administrativo, com formação na metodologia Green Belt Six Sigma e Black Belt Six Sigma e certificação SAP no módulo Planejamento e Controle de Produção.

MBA em Gestão Industrial pela FGV (em andamento)

últimas